Nem tudo vai bem nas novas universidades-fundação. Na
Universidade do Porto o reitor Marques dos Santos tenta controlar as faculdades
através da introdução de alterações ao estatuto da universidade a que preside,
como noticia o jornal Público, com a introdução de uma nova regra que lhe permite nomear os diretores das
faculdades que até agora são eleitos pelos Conselhos de Escola. Para tal, tem o
Conselho Geral a apoiá-lo mas tem quase todos os diretores das faculdades,
contra. Argumentam que a medida é um retrocesso na democracia da instituição,
argumento que não haverá muita gente que conteste. O que deu no reitor para
seguir o caminho da confrontação? Os resultados das faculdades têm sido fracos?
Pelos vistos não. Então porquê? É óbvio: porque não quer autonomia das faculdades para
poder ser ele a mandar através de "yes-men" que nomearia para a direção das faculdades.
Mas um reitor tem que reger a sua Universidade pelo consenso não pela força e
isso ele não percebe. A democracia tem muitas vezes o condão de favorecer o
despotismo, por via da astúcia dos seus utilizadores, como ao longo da história
exemplos como os Bórgias o demonstraram. Neste caso é óbvio que o reitor
esperou pelo seu segundo mandato para implementar estas medidas não se
sujeitando a um novo escrutínio. Mas também tem a virtude de deixar alternativas
aos eleitores entre eleições, ou seja, a possibilidade de se manifestarem nem
que seja pela contestação geral e contínua a estas medidas.
domingo, outubro 21, 2012
quinta-feira, outubro 18, 2012
Os três macacos
A universidade é um objetivo de muitos jovens que ambicionam
ter um dia um diploma que lhes permita ter um futuro mais seguro. No entanto
já não é assim tão linear, como tem vindo a ser transmitido pelos órgãos de comunicação.
Mas se é não assim, então qual é a saída? Muitos já pensam que vão emigrar e
admitem que até é melhor do que ficar em Portugal sem qualificações e/ou sem emprego.
Outros vão ficando em Portugal na esperança das coisas mudarem. Não há no
entanto uma luz ao fundo do túnel conforme a maioria dos especialistas sustenta
ao serem interpelados quanto ao orçamento de estado proposto por este governo.
Vai haver austeridade em cima de austeridade, segundo se afirma. Os impostos
são elevados e o consumo vai baixar implicando maiores dificuldades das empresas
e dispensa de mais trabalhadores. É este o cenário. É um atentado para com as
novas gerações e portanto contra o país, uma vez que são elas o futuro do país.
Temos pois um país em queda livre. Perante o coro de protestos, que fazem os
nossos governantes? Fazem como a troika, ou seja, como o os três macacos: não
ouvem, não falam, não vêm.
sábado, outubro 13, 2012
Andar para trás no Ensino Superior
Tanto se discutiu o RJIES e tanta energia se gastou nas
universidades para a sua implementação, para agora na mudança de governo se
querer revogar o RJIES e alterar os princípios fundamentais que originaram este
regulamento, ou seja, uma maior agilização da governação do ensino superior e
uma maior autonomia tendo como objetivo final a passagem de fundações, para
aquelas universidades que tivessem condições para o poderem ser. Agora o
ministro já não se limita a querer acabar com o regime fundacional para as
universidades, matando à nascença algo que poderia dar novas perspetivas de
desenvolvimento às Universidades conforme já aqui referi, mas também quer
revogar o próprio RJIES. Os reitores contestam o facto de não terem sido
consultados. Timidamente, mas vêm-no dizendo nos últimos dias. Os reitores são
tratados pouco melhor que o resto de nós, Professores Universitários. E o que
justifica toda esta fúria destruidora? A austeridade? Neste governo nada se faz
com outros objetivos, como por exemplo, uma melhor performance, mas sempre com
o argumento da poupança. Tanto se poupa no ensino superior e no I&DT que se
põe em causa o desenvolvimento tecnológico de Portugal. Pois se também não
modernizarmos as nossas instituições do Estado, livrando estas instituições da
burocracia de décadas, como se estava a tentar fazer no ensino superior com a
agilização dos processos como o RJIES,e como já se fez noutras áreas
administrativas (a loja do cidadão é um exemplo), então ficamos definitivamente
para trás na corrida ao desenvolvimento. Numa sociedade moderna não têm lugar
as teias da burocracia que só servem para dar que fazer a alguns, dar
importância a outros e em última instância, promover a corrupção, instrumento
de que os individuais e as empresas recorrem para agilizar os processos.
Vejam-se os países com menos corrupção, os anglo-saxónicos, são aqueles em que
há menos corrupção porque há menos burocracia. Os EUA e até certo ponto o Reino
Unido, são também os mais inovadores em grande parte devido à agilização dos
processos no ensino superior e no I&DT. Nestas instituições, nomeadamente
nas áreas da saúde, ciências e engenharia, as empresas financiam as
instituições e nos EUA financiam os Professores. Com a anunciada perda de
autonomia das Universidades e retrocesso no regulamento de gestão, em vez de se
ir por este caminho que até servia para compensar o financiamento do Estado,
que já sofreu cortes e vai ainda sofrer mais, dá-se mais um tiro no pé,
coartando a função de captação de receitas que as Universidades tinham vindo a
fazer e a aumentar progressivamente nos últimos anos. Haja algum respeito pelas
Universidades, nem que seja pelo tempo que se gastou na introdução do RJIES e
no caso das Universidades que passaram a fundações, no imenso trabalho de ajuste
à nova realidade.
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sexta-feira, outubro 05, 2012
A semana das más notícias para o ensino superior
Foi anunciado esta semana pelo ministro Vitor Gaspar o aumento do IRS para a classe média. Se não fosse a crise nos empregos em Portugal, e o desespero da generalidade dos potenciais candidatos a um emprego, será que alguém quereria ser Professor Universitário no atual cenário? Vejamos: com o aumento do IRS que para um Professor Associado, com ou sem agregação, uma vez que este governo retirou o aumento salarial indexado ao grau de agregado, ou Professor catedrático, poderá passar dos atuais 25% para os 40%, que implicará um ordenado de pouco mais de 2000 euros. Que sentido fará entrar com doutoramento como Professor Auxiliar, fazer o percurso académico e sujeitar-se a concursos para subir na carreira, quando pode entrar no setor privado, sem necessidade de doutoramento, seja uma empresa comercial, industrial ou de serviços, onde os ordenados são mais elevados à partida, onde a progressão é real e é sempre mais bem recompensada, podendo no privado cmo se sabe, haver outras formas de recompensar que não são abrangidas pelo IRS.
Outra má notícia para o ensino, foi a declaração do ministro que vai cortar na Educação. Onde? Já cortou o que podia cortar no ensino secundário. Se cortasse mais teria o sindicato dos professores em pé de guerra o que o ministro da educação não admitiria do seu colega das finanças. Resta o ensino superior, a não ser que o ministro retire os subsídios aos colégios privados, o que iria contra a filosofia dos seus colegas de coligação, Mota Soares e ca. Como não é provável que o faça, será o elo mais fraco no que diz respeito à capacidade reivindicativa, ou seja o ensino superior, que será o alvo dos cortes. No passado, foi sendo retirado aos poucos o que o ensino superior tinha de motivador; agora vão definitivamente torná-lo numa repartição pública, onde se entra e se sai ao fim de uma vida de trabalho, basicamente com o mesmo ordenado.
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domingo, setembro 30, 2012
Novidades na burocracia: novo blackboard e catálogo de cursos
Ao utilizar o novo blackboard, verifiquei que o formato era novo e fiquei esperançado que a melhoria seria também na facilidade de preenchimento. Pensei mal. Está tudo na mesma: sumários que pedem assiduidade e até pedem o nº do aluno e nome, além de uma cópia da folha de presenças (estamos na escola?) e como senão bastasse, ao tentar escrever o programa, aparece-me um aviso, só depois de premir o botão ajuda, a informar que o programa deve estar no catálogo do curso ! O que é isto, pensei eu? Será algo diferente do blackboard? Procurei na intranet e lá estava. Alguém deve estar orgulhoso do símbolo aparecer nos ícones da intranet. Mas esse alguém não tem mais nada que fazer? Obrigam-nos a andar de um lado para o outro, entre DUCs e catálogos, validar como se de um impresso de IRS se tratasse, para quê? Os Professores não têm mais nada que fazer senão aparentar que o que leccionam é de qualidade? Perguntem aos alunos em vez de confiarem em nós. Talvez fosse mais objetivo, porque muitos de nós ou não têm mais nada que fazer e aparentam uma enorme qualidade no que transparece no catálogo e no blackboard, ou então são como eu e fazem os mínimos no seu preenchimento e apostam naquilo que realmente interessa: ensinar o que pensamos seja útil aos alunos para o seu futuro. Já a utilidade de tanta informação dispersa sobre os cursos, é de duvidosa utilidade.
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quinta-feira, setembro 27, 2012
A-Funda-ções
As Fundações universitárias vão fechar (Lloyd Braga), e as Universidades-fundação vão regressar ao seu estatuto anterior (Porto, Aveiro e ISCTE) ou não vão arrancar (caso da UM). Sem apelo nem agravo. Mas embora as Universidades-fundação ainda não tivessem mostrado as vantagens de ser fundação, os méritos deste sistema já se adivinhavam, como seja a maior flexibilidade no governo da instituição. Agora voltam ao estatuto de organismo público como as demais universidades, e como se não bastasse as restrições que já existiam inerentes ao estatuto, ainda vem o governo introduzir uma medida que determina que tudo o que se adquira nas instituições públicas necessita de autorização do ministro! Um reitor, já veio gracejar e dizer que se for necessário uma obra num esgoto teria que pedir autorização ao ministro. Bem pode o ministro Gaspar tratar Universidades como se fossem repartições e finanças, que o país não se incomoda. Os portugueses estão demasiado preocupados com o dia a dia, que se degrada a olhos vistos, para se preocuparem com academias. Mas não nos iludamos, o caminho escolhido, o da degradação das instituições pública, nomeadamente as Universidades, trará consequências para todos no futuro e não só para quem trabalha, ou frequenta/estuda nessas instituições. De acordo que não se devem fazer mais autoestradas. De acordo que as fundações parasitárias que por aí havia deviam ser extintas ou pelo menos retirar os subsídios que recebiam. Mas não confundamos as coisas. A Universidade-fundação não seria a mesma coisa que a fundação Paula Rego ou a Fundação Lloyd Braga, ou a da Associação dos estudantes. Não era para promover individualidades, exposições de artistas, que no caso em particular de Paula Rego que nem sequer vive cá e tem dinheiro para pagar a sua própria exposição, ou para fazer umas festas que seria o papel da Fundação da Associação de estudantes. Era para agilizar instituições com demasiados entraves ao seu bom funcionamento, o das Universidades. E é isto que o governo não enxerga e por tabela o povo que, sedento de cortes, não se apercebe. Quem defende que as universidades devem estar mais viradas para fora e servir mais a sociedade, indo para além da formação de doutores e engenheiros, só pode ter tido uma esperança que o regime de fundação viria a melhorar esse serviço. O empreendedorismo por exemplo, seria mais fácil e teria mais incentivos. As verbas próprias, agora controladas também pelo Estado com o novo decreto de controlo de verbas, seriam mais facilmente utilizadas no investimento em projetos úteis à sociedade. Mata-se a galinha, matam-se os ovos. Assim, com esta atitude por parte do governo, não há desenvolvimento tecnológico e sem essa componente o País nunca terá lugar no clube dos países mais desenvolvidos.
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quarta-feira, setembro 19, 2012
O desafio dos praxistas ao reitor
Arrancou o ano letivo muito da mesma forma dos outros anos. As praxes embora oficialmente devessem estar fora dos campi, continuam à vista de todos e pior que isso aos ouvidos de todos, a fazer-se sentir. Diria que os alunos desafiam a UM. Gritam obscenidades e fazem dos mais novos os bobos da festa. O drama é que os "doutores" não são modelo para ninguém e muito menos para os caloiros. Desconfio que são os piores alunos, os mais seguidistas e com menos ideias e menos piada. Desconfio, porque o melhor que conseguem imaginar para os caloiros se integrarem, é gritarem obscenidades, o que representa realmente tudo o que de mais grosseiro há na nossa sociedade, leia-se "povo", revelando um apelo à ignorância, precisamente o oposto do objetivo dos alunos ao quererem entrar na Universidade, e uma falta de ideias confrangedora. Todos os anos é o mesmo cenário.
Os "doutores" segundo notícia no DM deixaram a sala em protesto quando falava o reitor numa sessão de boas vindas aos novos alunos. Vê-se bem aqui a falta de decoro destes "velhos" alunos e a sua força. São obviamente pessoas que são poderosas no seu meio e procuram mostrar desta forma perante os caloiros e os movimentos anti-praxe a sua força, pressionando o reitor a ceder. Se o reitor ceder, e espero que a lenta invasão dos campi pelos praxistas não seja um indício disso, será, na minha opinião, o maior revés que o reitor e a UM poderia sofrer em termos mediáticos neste início de ano letivo.
segunda-feira, setembro 10, 2012
O suicídio coletivo de um departamento
Zero candidatos ao curso de Engenharia Têxtil. Já aqui fiz a previsão para este cenário e a sua análise. A direção do departamento de Engenharia Têxtil ao longo das últimas décadas, não fez nada para evitar esta situação. Fundou-se o curso de Engenharia de Materiais e a engenharia têxtil ficou de fora. O resultado é que quem investiga materiais no Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais há anos, já deixou o departamento para outros departamentos onde se investiga e ensina sobre materiais, e outros eventualmente se seguirão, se o departamento entretanto não for dissolvido. Já aqui foi referido como os responsáveis pelo DET num passado recente, entregaram o curso de química de materiais têxteis ao departamento de química. O resultado é que os "químicos" do departamento não têm aulas suficientes com os cursos existentes no DET, Mestrados principalmente. Criou-se a ilusão que o Design seria o futuro. Neste curso o que se ensina de têxtil podia-se ensinar na escola secundária: é a introdução às tecnologias, matéria descritiva que até se pode aprender sem ir ás aulas. As outras componentes são lecionadas por professores que são eles próprios novos à àrea e inexperientes. Essa é a minha perceção, embora eu próprio tenha dificuldade em avaliar matéria tão pouco científica e sujeita a interpretações várias. Estes professores, não quer dizer no entanto que sejam novos em idade, uma vez que não tendo havido renovação de quadros desde há quase duas décadas, estão quase todos na casa dos quarenta, o que dificulta qualquer outra nova “adaptação”, como esta que foi feita ao Design. Neste curso há alunos. Não são no entanto alunos de engenharia, e este curso já não é exclusivo da têxtil, havendo um outro curso de design que arrancou este ano, o curso de Design do Produto…na Escola de Arquitetura. A "têxtil" nem sequer foi ouvida, ou mais uma vez, não se fez ouvida. Como é que os professores da "têxtil" deixaram chegar a isto? Muito simplesmente: é a falta de coragem dos seus docentes, nomeadamente os antigos assistentes, agora professores auxiliares, que mantiveram no poder, leia-se á frente do DET, professores sem capacidade nem iniciativa para mudarem esta situação de declínio lento e inevitável. Diz-se que os Países têm os governos que merecem, que até pode ser o caso deste governo eleito numa euforia anti-Sócrates. Pois talvez também os professores têm os departamentos que merecem...
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sexta-feira, agosto 31, 2012
Acessibilidades ao campus de Gualtar
Para a entrada e saída da UM deparamos depois das obras com uma solução curiosa. Num espaço muito mais amplo que o anterior, fizeram um acesso para os carros mais estreito que o anterior e mais sinuoso. Não se entende porquê. Para um carro um pouco maior entrar e sair, tem que fazer manobras para não roçar os pneus ou as jantes, quando antes não era assim. Aliá podem-se ver as marcas dos pneus nas bermas do caminho de saída. Será que os engenheiros civis que projetaram esta obra não sabem mesmo fazer o mais simples? Qualquer miúdo da primária desenhava um acesso melhor para os carros.
Temos ainda a outra entrada, do lado nascente, que é comum aos alunos e a todos os outros frequentadores, ocasionais ou não, com porteiro/segurança. Acontece inúmeras vezes para os professores e funcionários que entram por esse lado, terem que estar à espera porque há alguém que precisa de autorização do porteiro/segurança para entrar. Nunca entendi porque não fizeram aqui uma segunda entrada para aqueles que são portadores do cartão, professores e funcionários, aliás tal como sempres existiu em Azurém. Se há espaço suficiente para ter uma segunda entrada, e há, então porque não se faz? Haverá uma resposta lógica? Era interessante saber o que fazem tantas cabeças a pensar nas acessibilidades da UM. Se as cabeças trabalhassem para uma empresa privada poderiam até rolar, mas como estão presas por estacas, e assim foram plantadas, presumo que tenham pouca mobilidade..intelectual,
quarta-feira, agosto 22, 2012
Livros de férias
Não há férias que se prezem que não incluam pelo menos a leitura de um livro, isto é, no que me diz respeito, obviamente. É uma forma de nos abstrairmos do que nos enche a cabeça todo o ano. Ao ler um livro que entramos mundo onde a descrição de um enredo pode ser, dependendo do escritor, algo que nos prende até ao fim do livro. Se for um livro grande como o caso do que estou a ler neste momento, o Underground (Submundo) do Don DeLillo, então pode-nos ocupar durante bastante tempo. É um livro que aborda a sociedade americana, utilizando o percurso de uma bola de baseball, um jogo tipicamente americano, e junta personagens que vão desde os anos 50, desde o J. Edgar Hoover, diretor do FBI e espetador casual num jogo de baseball que se tornou famoso pela vitória dos Giants sobre os Dodgers, em 1951 (ano em que nasci), que durante a guerra fria era o expoente máximo nos EUA conhecido pela sua perseguição à família Kennedy, até uns anos mais tarde em que se debatem questões mais atuais como a poluição e a degradação de zonas das cidades onde habitavam sobretudo os negros. O fio condutor é a bola de baseball que foi importante na vitória dos Giants, e que atravessa as décadas, sendo os que a possuem o epicentro de muitas das histórias que fazem parte da narrativa. Sem ser abertamente uma crítica á sociedade de então e da contemporânea, que perdeu muitos das suas referências de então, não deixa de constatar isso mesmo. Don DeLillo tem outros livros interessantes, um deles, "Libra", onde tece uma teoria sobre a morte de J.F. Kennedy, e agora mais recentemente o "Cosmopolis", que foi transformado em filme muito badalado por cá, por ter sido dirigido por um realizador português, Paulo Branco. Este também é um livro muito interessante, mas fora do estilo anterior de Don DeLillo, um livro de ficção, quase todo passado numa limusina durante 24 horas, e portanto forçosamente muito mais curto, mas que não deixa de nos envolver da mesma forma que os outros livros.
Como comlemento aos livros de Don DeLillo, que retrata a história contemporânea dos EUA duma perspetiva muito particular, há outros que dão um contributo para a história mais recuada dos EUA, como seja a “conquista do oeste”. Na minha juventude os filmes de cowboys mostravam os índios como um bando. Um livro espantoso sobre os índios, com particular incidência nos comanches, mostra como comanches dominaram a pradaria do interior dos EUA, que hoje compreende o Texas, Arizona e Colorado, durante grande parte do século 18 e 19. Tinham, à sua escala, um pequeno império em termos de população, mas grande em dimensão. O livro, escrito por S. C. Gwynne é um relato imparcial da guerra entre os índios, a cavalaria americana e os colonos que se iam instalando nestes estados americanos. Tem em comum com o Underworld de Don DeLillo o facto de ter um fio condutor do princípio ao fim, o que torna o livro viciante, aliviando os muitos relatos de batalhas e escaramuças que ocorreram durante esses dois séculos. O fio condutor é Quanah Parker, um mestiço filho de um índio comanche e uma mulher branca. A sua mãe, Quincy Parker, foi raptada quando criança durante um raid, e anos mais tarde, depois de mantida em cativeiro pelos índios foi ser “libertada” (embora já fosse índia 100% sem saber sequer falar inglês nunca considerando que foi libertada mas sempre a tentar regressar ara junto dos índios). O filho fugiu e tornou-se o maior chefe comanche, comandando um a tribo que espalhou o terror entre os colonos travando inúmeras batalhas com a cavalaria dos EUA, até ao princípio do século 20, altura em que já era conhecido pessoalmente de Ted Roosevelt, presidente dos EUA e outras figuras gradas do regime, que lhe nutriam um enorme respeito, pela sua visão como um político extremamente hábil. Recomendo vivamente este livro para quem gosta dos “underdogs”, aqueles que mesmo lutando contra todas as hipóteses, perdem tudo o que tinham, incluindo a liberdade de vaguear por imensos territórios, para simplesmente sobreviverem adaptando-se à civilização envolvente. Já não há índios mas ainda há” free-spirits”, seus irmãos em espírito, homens e mulheres que não se vergam perante a "civilização" dominante. Neste entido, livros como este são mais atuais do que se possa pensar à primeira vista.
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