domingo, agosto 25, 2013

A lenta destruição do ensino público básico e secundário pelo governo e pelos próprios professores

As férias serviram para o governo aproveitar o período de desmobilização  para funcionários públicos em geral e dos professores do ensino público em particular e fazer uns cortes e aumentar os encargos das instituições públicas. Nos institutos públicos incluindo as universidades e as escolas vai obrigar a todos pagarem 23,5% do salário do trabalhador para a CGA, caixa geral de aposentações, e no ensino superior em particular vai obrigar a uma cativação de 10% do seu orçamento, (excetuando as Universidades Fundação). Mas o mais grave verifica-se no ensino básico e secundário: depois de aumentar o número de alunos por turma o governo vai dar cheques para as famílias poderem ter os seus filhos em colégios privados e vão financiar turmas de colégios mesmo que estes se encontrem nas proximidades de escolas públicas. Se isto não é ideologia da direita mais liberal o que será? Não é captação de receitas, não é austeridade, não é investimento na Economia: é pura ideologia. Não é só menos Estado, é a destruição do ensino público aos poucos. Os professores também não ajudam,. Os pais não querem os alunos no ensino privado básico e secundário preferindo se tiverem dinheiro os colégios privados porque os resultados são melhores o que se deve em grande medida aos professores serem melhores. No ensino superior isso não acontece sendo as universidades públicas as que obtêm melhores resultados. Porquê? Deve-se a meu ver em parte aos professores das universidades publicas, ao contrários dos do básico e secundário, serem sujeitos a provas para entrarem na carreira e para progredirem na carreira. Os professores do secundário não querem ser sujeitos a uma avaliação do mesmo género por isso não serão os melhores os selecionados e os resultados estão à vista. Os que estão instalados e que dominam os sindicatos prejudicam os mais capazes ao defenderem com unhas e dentes os seus privilégio, ou seja, o seu lugar. Há professores que entraram para a profissão com a nota mínima e mesmo esses não se sabe como obtivera o diploma e que classificação tiveram nas disciplinas que lecionara, só porque havia vagas na altura em que concorreram. Agora que não há vagas para todos, tem eu forçosamente haver critérios para haver equidade. Quem não percebe o óbvio é porque não quer e porque tem capacidade para estragar a vida aos alunos e pais com greves aos exames. Já conseguiram que  governo recuasse nos exames para outros que não só os professores contratados, conseguiram que se prescindisse da nota 14, bastando a nota 10 para ser admitido. Onde está o orgulho da classe? Nota 10 é a nota que os próprios dão aso seus alunos quando não os querem chumbar. Por aqui se vê a dualidade de critérios destes professores.