terça-feira, julho 02, 2013

Correias de transmissão

Temos como portugueses a tendência para ajudar aqueles que nos enviam informações, reenviando essas informações para outros. Assim surgem informacoes sobre as farmácias que estão nos campi, promovendo as suas atividades e outros servem-nos informação sobre cursos de formação de empresas privadas, cursos esses subsidiados. Não há mal nenhum nisso, no entanto alguém pediu essa informação? E porquê  informação sobre de uma empresa e não outras? qual o critério da escolha? Ao menos as farmácias estão no campus, mas e no caso da formação?
Também temos o coração grande e divulgamos situações verdadeiramente trágicas de crianças que precisam de tratamento, muitas vezes no estrangeiro, para sobreviverem ou ao menos melhorarem a sua qualidade de vida. No entanto se calhar o próprio não fez nada para ajudar essa criança, passando a responsabilidade e o peso na consciência para outros. Ninguém pode individualmente resolver problemas graves desta ordem e desta forma. O estado é que deve resolver, não premiando os ricos enão   retirando  capacidade ao serviço nacional de saúde. No entanto, esses que fazem esses apelos, muitas vezes não apoiam o serviço nacional de saúde, são normalmente incentivados por sentimentos religiosos ou de compaixão, que vertendo lágrimas de crocodilo, contribuem inconscientemente para a caridadezinha tão querida do antigamente, do tempo da outra senhora. Nos tempos do PREC estas pessoas seriam apelidadas de correias de transmissão....mas desta vez, do lado oposto, daquilo que é iniciativa privada é não daquilo que é do coletivo.
Resta salvaguardar aqueles e aquelas que genuinamente contribuem para colmatar as deficiências do SNS  salvando estas crianças, como os médicos, enfermeiros e porquê não dize-lo, alguns políticos.