sexta-feira, junho 08, 2012

A circulação na cidade

A circulação em Braga está um caos, devido a obras. A mania dos espaços pedonais por tudo o que é centro da cidade, é o que dá. De onde vem o dinheiro para tudo isso, não se sabe. E os carros por onde vão passar para ir ao centro também é um mistério de momento, mas que em breve se saberá, e com toda a certeza que os vão obrigar a dar voltas enormes para lá chegar. Se tudo fosse em prol dos peões, ficaríamos satisfeitos, mas tendo Braga o maior índice de atropelamentos do País, e normalmente nas vias rápidas fora do centro, desconfiamos que não será essa a motivação maior por parte da Câmara. Nas variantes faltam passadeiras e semáforos, para os automobilistas poderem acelerar. Não há qualquer controlo de velocidade sendo um perigo não só para os peões mas para os próprios automobilistas que circulam a velocidades dentro da lei. Se pensassem nos peões, ou mais concretamente nos bracarenses, teriam feito mais zonas verdes, não tinham transformado zonas do leito do rio Este em zonas urbanas, e amontoado prédios de forma a que uns fazem sombra aos outros. São estas contradições que tornam Braga uma cidade provinciana, por muito que queira ser desenvolvida, sujeita aos interesses imobiliários que enriqueceram ao longo dos anos à custa do betão e similares. Mesmo as zonas pedonais não são de calçada, mas sim de sucedâneas de pedra, que sujam com facilidade, dando um aspecto escuro e sujo, quando em Lisboa por exemplo a calçada dá um ar leve e limpo, mesmo quando não o está. Porquê? Lá está, é a cedência aos fornecedores de tais materiais. Qual foi o arquitecto que os escolheu? Devia estar com os óculo escuros quando o fez ou então acha que por estarmos na cidade dos arcebispos devemos ser soturnos e a cidade deve transmitir esse sentimento, com tons adequados. Por outro lado, fazem-se experiências com rotundas, tendo-se inventado uma nova rotunda que devia-se se chamar “ovaltunda”, uma vez que não é circular mas oval. Porquê? Novamente deve ter sido distorção ocular ao desenhar a rotunda que causou tamanha aberração. Quem contorna uma destas rotundas deve ter cuidado para não sair disparado contra o carro que espera entrar à sua direita, uma vez que pode não conseguir virar totalmente para trás, sim porque já não é uma viragem suave, mas trata-se de uma viragem em U, quando chega à parte mais pontiaguda da rotunda! A zona de passeio da cidade, que vai do hotel de Lamaçães à zona dos novos edifícios pretos junto aos barracões estilo americano do Media Markt do Lidl, está cheia dessas rotundas ovais. Há ainda rotundas ovais que invadiram com a sua ponta a zona de entrada das vias que desembocam nessas mesmas rotundas, como é o caso da rotunda junto ao campus da UM em Gualtar. Quando se está a dar a volta para entrar na UM não é raro deparar com um carro que está à nossa frente à espera de entrar para a rotunda! Isto é que foi uma obra digna da instituição que serve, uma universidade. Há túneis e viadutos que antecederam estas rotundas, a mais conhecida aquela onde se cruzam a rodovia e a variante sul, perto do centro comercial Bragaparque. Mais parece uma obra inacabada, em que o viaduto dá a sensação de ser um prefabricado, tal é a fragilidade que transmite. Gostaria de ver ela aguentar com seis ou sete camiões TIR ao mesmo tempo. Depois de atravessar esse viaduto, que lá do topo dá a sensação de estarmos num parque de diversões, no topo duma montanha russa, sensação essa que é mais real quando logo a seguir baixamos para um túnel. Deve ser a sesação dos condutores, na maior parte jovens, que á noite aceleram por essa rodovia fora sem qualquer controlo. É caso para dizer, agora que a Bracalândia foi embora, ficámos com o essencial, a montanha russa, e esta é de borla!