As praxes entraram no quotidiano estudantil há anos com todos os abusos conhecidos que se praticam em seu nome. Já quase tudo foi dito nos últimos dias sobra a praxe. Esvaziou muito do que se poderia dizer nesta altura, muito por causa da tragédia ocorrida a praia do Meco recentemente. Não havendo mortes, não havia discussão. Mas mesmo assim nota-se um silêncio ensurdecedor por parte das associações de estudantes e das reitorias das universidades. Não há tomadas de posição enérgicas como se esperaria que houvesse.Talvez porque se sentem impotentes ou no caso dos reitores talvez porque são demasiado respeitadores da autonomia dos estudantes. Que relação existe e que acordos existem entre a administração das universidades, reitor e conselho geral, e as comissões de praxes? Algum acordo deve haver para a organização das praxes uma vez que elas ocorrem dentro dos campi. No entanto esses acordos não são conhecidos.
Para um aluno que entra numa Universidade e é confrontado com grupos organizados de alunos mais velhos, estando ele sozinho, que pode ele fazer senão submeter-se às ordens desses grupos, autodenominados comissões de praxe, subcomissões, sub-subcomissões e por aí fora, desde o 5º ano até ao segundo ano?
Para acabar com as praxes teria que haver uma proibição total de praxes no campus para começar. Em segundo lugar não deve haver receção aos alunos por alunos mais velhos, porque esse é uma forma de passar ao passo seguinte que será o encaminhamento dos alunos para as práticasdas praxes por infiltração nessas receções dos praxantes. É um pouco como a infiltração de grupos nazis nas claques de futebol. São ambos parasitas que aproveitam o momento para atuarem.
Os professores que tanto gostam destas receções são eles também, ingenuamente, ou não, veículos da transmissão de um sentido de impunidade dos alunos mais velhos. No caso da UM, muitos dos lugares chave da Universidade que lidam com os alunos, nos SASUM etc, são ocupados por ex-alunos que foram eles próprios líderes de comissões do género no âmbito das suas atividades na Associação Académica. São estes muitas vezes a face da autoridade da Universidade, envolvidos há anos em atividades estudantis com os mesmos que dominam as praxes. Como vai um aluno recém chegado reagir perante tal rede organizada e interligada por interesses do mais variado tipo: desportos, festas, subsídios, alojamento (residências), transportes, internet, farmácias, parques, etc. Por sua vez, existe uma presença elevada dos alunos da Associação Académica, ou quem eles lá colocam através de eleições pouco concorridas, no Conselho Geral que por sua vez elege o reitor.
As Associações Académicas, que por muito que digam que não têm nada a ver com as praxes e com as comissões das praxes quase ninguém acredita, porque não teriam a força que têm se não houvesse promiscuidade entre ambas, têm um poder exagerado nos órgãos da universidade e essa é uma das razões porque as praxes não acabam tão cedo.
As outras razões já foram discutidas: é uma forma de protagonismo coletivo dos mais velhos, que por terem uma capa ostentam-na como se um tecido preto significasse alguma coisa. Não a ganharam, compraram-na. Os professores para usarem uma coisa semelhante, o traje, tiveram que prestar provas. Os alunos não. No entanto parece da forma como a ostentam em frente dos caloiros, que ela foi ganha. Só se foi ganha por terem já sido praxados! Nesse caso, se é essa a perceção dos vários intervenientes, os caloiros aspiram a no ano seguinte poderem também a vestir, para também eles poderem ter esse estatuto que eles sentem como poder absoluto (e sentem-no na pele!).
Estamos perante um fenómeno muito parecido com aquilo que se passa em colégios internos, que têm uma hierarquia entre estudantes. Mas as praxes agravam esta hierarquia com pequenas malvadezes que só diferem de bullying por serem perpetradas em grupos de estudantes e não individualmente. O bullying pelo menos psicológico, vem a seguir, sobre aqueles que não integram as praxes. Por isso penso não ser possível permitir praxes de brincadeira e só proibir as violentas e humilhantes, como tem sido sugerido por algumas Associações e alguns reitores, incluindo o da UM, ao quererem fazer algo para minimizar os danos. Não é possível distingui-las objetivamente, a meu ver. Que as reitorias façam o seu dever e proíbam no campus quaisquer praxes e se os estudantes querem divertir-se que o façam sem a tutela dos mais velhos, porque está visto que os mais velhos se aproveitam da fragilidade psicológica que estes alunos se encontram quando entram na Universidade pelo facto de estarem num meio que desconhecem e não têm aliados. Aqueles que deveriam ser os seus aliados, os que ocupam cargos de relevo na instituição para os proteger não o são objetivamente. Para começar, o procurador do aluno deve ser extinto por não os proteger ou não ter a capacidade de os proteger. Para substitui-lo, cada aluno do primeiro ano poderia ter um tutor escolhido entre os professores do seu departamento. Seria alguém a quem o aluno pudesse recorrer. Lá fora, pelo menos na Universidade onde estudei, existe esse sistema. Uma coisa é certa, muitos de nós professores também nos sentimos impotentes por não atuarmos. Poderia ser desta forma ou de outra. Não podemos é desistir e deixar estes alunos indefesos. Para bem da nossa memória coletiva e do futuro desses alunos, praxados e expraxados/praxantes, como pessoas de mente sã.