sábado, setembro 13, 2014

O moinho da praxe

Num programa muito interessante da LVTV sobre moinhos no Algarve, descrevia-se o moinho como um sistema de movimento contante quando, propulsionado por velas movidas a vento, com engrenagens que ligavam e transmitiam este movimento ao de uma mó, em que o objetivo era mover a mó para esmagar os grãos de milho ou trigo e assim fazer farinha.
Podemos imaginar as praxes como um sistema semelhante. Começa um novo ano letivo e começam as praxes. É um movimento contínuo, uma engrenagem que não para. Uma roda dentada em movimento em que outras rodas encaixam, sendo que as rodas pequenas, os praxantes, obedecem às rodas grandes, os dux e companhia, num movimento constante e imparável, ao sabor do vento. Todo este sistema tem como objetivo moer uns grãos, os caloiros, que saiem já feitos numa farinha que será amassada pelos professores para fazer o pão. Se daqui sai um bom pão, é o que é discutível.
Farinha não será a melhor para fazer um adulto com ideias próprias, iniciativa e que analise e discuta ideias. Serão soldados prontos a receber ordens, receber matéria sem questionar, com o objetivo de alcançarem o fim do curso e obterem o tão desejado diploma.
O vento pode ser forte, com praxes que violentam os caloiros, humilhando-os, tornando ainda mais provável a  sua submissão e deixando marcas na sua personalidade. Pode-se argumentar que quem sobrevive se torna mais forte. É provável. Esta é a lei da selva e se esta é a lei que governa as praxes, então está tudo dito. O vento pode ser menos forte e as praxes serem educativas, com atividades coletivas em que todos fazem parte da engrenagem. No entanto há sempre alguém que por ter sofrido em anos anteriores a praxe, quer retribuir na mesma moeda e não permite estas facilidades, ou então é um bully que só tira prazer de humilhar outros mais fracos que ele. Estes moinhos de praxe, localizam-se em espaços supostamente onde se cultiva a cultura, ciência e a evolução do indivíduo. Não pode haver maior contradição.

Sem comentários: