quinta-feira, junho 18, 2009

Sindicatos do Ensino Superior Politécnico?

Os professores do Ensino Superior Universitário têm vindo a perceber que a luta dos sindicatos, nomeadamente do SNESUP, tem sido centrada no Ensino Superior Politécnico.
Pelo que percebi, o Ministro quer que a entrada de todos os docentes para o Politécnico seja por concurso, o que despoletou a viva contestação do SNESUP (ver por exemplo a discussão em redor deste assunto em Cassandra, disponibilizada pelo blogue Universidade Alternativa. )
Nas Universidades já é assim desde sempre, por isso não se entende muito bem este dispêndio de energia gasto nesta contestação. Por outro lado, o Ministro equiparou os Professores Coordenadores dos Politécnicos aos Professores Catedráticos das Universidades, nomeadamente no que respeita aos salários. Houve alguna contestação por parte dos Sindicatos a reclamar que devia haver uma actualização de salário dos Professores do Ensino Superior Universitário? Que eu saiba não.
Quando se formou o SNESUP, lembro-me que o argumento era que a FENPROF não servia os interesses os Professores do Ensino Superior, pois concentravam todas as suas energias na defesa dos Professores do Ensino Secundário. Será que agora também é necessário fazer um sindicato só para os Professores do Ensino Superior Universitário?
Todos sabemos os problemas de precariedade de emprego dos leitores. Mas no entanto não se ouviu na Assembleia da República esta semana, os deputados, que presume-se puseram as questões ao Ministro que os Sindicatos lhes entregaram, a pôr questões ao Ministro sobre os leitores ou outros docentes das Universidades da mesma forma e intensidade que o fizeram para os do Politécnico.
Nem a questão da tenure dos Professores Auxiliares mereceu destaque.
Infelizmente neste País quem "berra" mais é quem consegue alguma coisa, e ninguém está a "berrar" pelos leitores nem pelos Professores Auxiliares nem quaisquer outros do Ensino Superior Universitário. É a triste conclusão a que se chega com esta trapalhada toda das negociações entre Ministro e Sindicatos.
.

5 comentários:

Anónimo disse...

Lamento informá-lo que está desactualizado. A luta dos equiparados tem sido a luta dos leitores. A tenure para os auxiliares está também em cima da mesa. Fale só se estiver documentado. Não fale de cor; pode fazer figuras tristes como esta. Qualquer zé-ninguém pode ter um blog. É o seu caso. Opina por tudo e por nada. Não há diferença entre o seu blog e a taberna ao fundo da minha rua. Passe bem.

Jaime Gomes disse...

Boa tarde,

Gostava de lhe dizer que o que está em causa é que após o doutoramneto os lugares do politécnico podem ir a concurso.
Quando se doutorou, passou a auxilar automaticamente.
No politécnico, não é assim.
Gostava que após o seu doutoramento o seu lugar fosse a concurso com outras pessoas?
Estes colegas no politécnico também entraram por concurso documental para assist. do primeiro triénio, tal como o senhor entrou para assistente estagiário.
Vamos falar verdade, a partir de agora? Ou prefere antes informar-se correctamente, antes de passar à estratégia da contra-informação?

Respeitosos cumprimentos
Recebido por e-mail:

Miguel Gonçalves - Coimbra

P.S.: Os deputados da comissão de Ciência e Educação estavam documentados sim, mas por um grupo de docentes que se reuniu e começou a mexer. Os sindicatos estão fora disto. Lamento, mas o senhor não acerta uma. É tudo ao poste e à barra.

Jaime Gomes disse...

Caro Miguel Gonçalves

Pelos vistos acertei...ou pelo menos pus o dedo na ferida. Sabe muito bem que com o novo ECDU só são contratados Doutores e serão nessa altura sujeitos a concurso, tal como se está a sugerir para o Politécnico. Qual é a diferença?
Quanto aos deputados não terem sido instruídos pelos sindicatos, posso então depreender que também não estão a defender os Professores do Politécnico e por isso foi necessário a um grupo de Professres mexerem-se? Entã a coisa está pior que eu imaginava com os sindicatos.
Ao poste e á barra sempre é melhor que fora de jogo.
Saudações Académicas

Jaime Gomes

Jaime Gomes disse...

A anónimos não respondo, por uma questão de respeito para com aqueles que dão a cara.

Carlos Castilho Pais disse...

Caro colega,
Fez muito bem em não responder ao anónimo. Eu, no meu blogue (http://prof-aux.blogspot.com), também tenho alguns. Infelizmente, só aqueles que não 'fazem' blogues é que estão informados. Ofereço-lhe, portanto, a minha palabra solidária e aproveito para lhe dizer que remeti os meus leitores para o seu texto. Continue, um abraço.