sábado, julho 13, 2013

Os dois pólos da UM: uma história por contar

A divisão da  Universidade do Minho em dois pólos ocorreu em 1976, contra o desejo da Comissão instaladora que geria a Universidade na altura, e desde então já se fizeram milhares de viagens  entre Braga e Guimarães. Muitos professores e funcionários gastaram do seu próprio  bolso os custos dessas viagens. Já alguém pensou no que se teria poupado só em combustível se não tivesse havido essa divisão? Se a universidade fosse só num sitio como estava previsto? Quando a auto-estrada foi construída, a pensar sem dúvida nos dois pólos da universidade e no negócio que isso traria, somou-se ao combustível as portagens, as mais caras do país por km. Não seria demais a concessionária pagar parte dos lucros que tem com os alunos e professores à  universidade ! E o prejuízo para a vida dos professores que foram destacados para Guimarães e viajaram durante anos num pequeno autocarro (mais tarde foi substituído por um transporte comum com o dos alunos)? Para evitar este incómodo as novas engenharias, a Biológica por exemplo, conseguiu ficar em Braga, quando o acordo inicial era de que as engenharias ficariam em Guimarães. Houve outras engenharias que se dividiram em duas, como os Polímeros. No entanto  a sua maior incidência era no pólo de Azurém em Guimarães. Isso não evitou no entanto, desmultiplicações desnecessárias dos professores entre pólos, agravado pelo arranque de cursos, como o de engenharia de materiais, com a participação de departamentos sediados em Guimarães, o de Engenharia Mecânica e o de Engenharia de Polímeros. Claro que estas constantes viagens e estadias nos dois pólos tiveram consequências no atendimento dos alunos, na orientação de mestrados e doutoramentos e nos currícula dos professores.Tudo feito em cima do joelho para remediar uma situação anormal de uma universidade com dois pólos, e fruto do interesse de professores com influencia junto do centro de decisões, ou seja, junto da reitoria e do poder político da altura.
A transferência de cursos para Guimarães em 1976 seria com o objetivo de desenvolver a cidade. Guimarães demorou muito tempo a obter aquilo que dizia ter direito, O desenvolvimento da cidade com a vinda dos estudantes e professores ocorreu bastante mais tarde, e ainda hoje muito aquém do que Braga beneficiou. Qual a razão? Não me ocorre nada mais do que dar-se o caso que durante muitos anos os primeiros anos eram em Braga e os alunos já estariam hospedados em Braga. Mas e nos últimos anos quando isso deixou de ser a norma e os cursos eram lecionados na totalidade em Guimarães? Continua o movimento de alunos e professores entre as duas cidades. Conclui-se que entre o que se perdeu para a região, com uma universidade dividida e necessariamente prejudicada por essa razão, e o que se ganhou para Guimarães, ficou a região prejudicada e o país gastou mais dinheiro, sem contar com o desperdício para os professores e alunos à conta das deslocações diárias.
Razão tinha a Comissão Instaladora, com Lloyd Braga como Presidente e onde pontuavam figuras como Barbosa Romero e Santos Simões, de querer ficar unida. independentemente do local. É interessante folhear as páginas de um documento na forma de livro publicado em 1976 pela ADMIN-Associação dos Interesses do Minho, e encontrar nos vários capítulos relatos de documentos que relatam as várias etapas do processo, desde o despacho do Ministério da Educação de então (MIEC) que dividiu a universidade em duas, o despacho 61/76, passando pela posição tomada pela comissão nomeada elo Conselho Pedagógico da UM, da qual faziam parte Luis Soares, Sérgio Machado dos Santos, Chainho Pereira, António Guimarães Rodrigues e Jaime Rocha Gomes (eu próprio, acabado de chegar à Universidade no início desse ano !). Embora mais novo que os outros elementos e sendo ainda só assistente convidado, senti como os outros que este seria um erro cujas consequencias perdurariam durante anos. Infelizmente, não nos enganámos.

 

terça-feira, julho 02, 2013

Correias de transmissão

Temos como portugueses a tendência para ajudar aqueles que nos enviam informações, reenviando essas informações para outros. Assim surgem informacoes sobre as farmácias que estão nos campi, promovendo as suas atividades e outros servem-nos informação sobre cursos de formação de empresas privadas, cursos esses subsidiados. Não há mal nenhum nisso, no entanto alguém pediu essa informação? E porquê  informação sobre de uma empresa e não outras? qual o critério da escolha? Ao menos as farmácias estão no campus, mas e no caso da formação?
Também temos o coração grande e divulgamos situações verdadeiramente trágicas de crianças que precisam de tratamento, muitas vezes no estrangeiro, para sobreviverem ou ao menos melhorarem a sua qualidade de vida. No entanto se calhar o próprio não fez nada para ajudar essa criança, passando a responsabilidade e o peso na consciência para outros. Ninguém pode individualmente resolver problemas graves desta ordem e desta forma. O estado é que deve resolver, não premiando os ricos enão   retirando  capacidade ao serviço nacional de saúde. No entanto, esses que fazem esses apelos, muitas vezes não apoiam o serviço nacional de saúde, são normalmente incentivados por sentimentos religiosos ou de compaixão, que vertendo lágrimas de crocodilo, contribuem inconscientemente para a caridadezinha tão querida do antigamente, do tempo da outra senhora. Nos tempos do PREC estas pessoas seriam apelidadas de correias de transmissão....mas desta vez, do lado oposto, daquilo que é iniciativa privada é não daquilo que é do coletivo.
Resta salvaguardar aqueles e aquelas que genuinamente contribuem para colmatar as deficiências do SNS  salvando estas crianças, como os médicos, enfermeiros e porquê não dize-lo, alguns políticos.

sábado, junho 22, 2013

A reforma dos funcionários públicos

Os funcionários públicos são tratados como se fossem privilegiados. Depois de todos os cortes que já sofreram vão agora ter revistas as suas reformas, para "aproximá-las" do setor privado. Assim todos aqueles que descontaram segundo uma determinada lógica, e contrato com o Estado, vêm agora as suas expetativas goradas em relação à sua reforma. Como não têm possibilidade de causarem mossa ao governo, ao contrário dos professores do secundário, por exemplo, são o alvo óbvio do governo.
Assim vai o país, com um governo que ataca os mais fracos e poupa ao mais fortes. Um governo que divide para reinar, e usa o setor privado como arma de arremesso para com o setor público.  Muitos funcionários e principalmente patrões do privado concordarão com estas medidas, porque não lhes toca a eles. Mas esquecem que os descontos que os funcionários do setor público fazem foram mais elevados que os do setor privado, porque foram baseados no salário real, não havendo possibilidade de "fugir" ao fisco, enquanto que todos sabemos que muitos no setor privado não declaram o salário real que auferem nas suas empresas, usando outras compensações para complementar o seu salário, de forma a evitar que nelas incida  IRS, o que também implica descontarem menos para a Segurança Social. Que não se pense que o governos mais tarde ou mais cedo também não irá atrás daqueles que agora escapam ! Haverá de chegar a sua vez. Por isso será melhor não esfregarem as mãos de contentes ou a testa de alívio. Fala-se agora do pós-troika. Pois quando recuperarmos e começarmos a crescer de novo, o funcionalismo público estará desfalcado e em muitos setores, privados dos seus melhores elementos, que ou se reformaram ou foram despedidos. e nessa altura o governo abre lugares na função pública e o que acontecerá? Alguém que tem um oportunidade de emprego no privado quererá ir para o público, onde ganha menos e não tem qualquer contrapartida, como tinha antes, tal como maior segurança de emprego e melhor reformas ou ADSE? Será como nos EUA, onde só os serviços privados funcionam bem, e esses são só para quem tem dinheiro.

domingo, junho 09, 2013

Vêm aí os despedimentos no Ensino Superior

Vêm aí os despedimentos no Ensino Superior.  Já foi dito pelo Secretário de Estado da tutela e a sua anunciação está na proposta de lei nº154/XII/2 a ser apresentado à Assembleia da República dia 12 deste mês, daqui a dois dias. Não houve sequer negociação, embora a SNEsup dê a atender que foi fruto da pressão negocial deles que foi introduzida a cláusula de salvaguarda no nº 4 do artº 4 da "especificidade em relação ao respetivo corpo docente e investigador", o que quer que isso signifique (o que é específico se não quase tudo?).
Esta proposta de lei também "especifica" quem serão os primeiros a ser enviados para a mobilidade, leia-se desemprego: os Assistentes e Professores Convidados. Mas não ficam a salvo aqueles Professores Auxiliares que não têm ainda os 5 anos. Não se sabe como se vai mobilizar o pessoal docente daqueles departamentos que já não têm ninguém nestas condições. E é que são muitos, na Engenharia pelo menos. Parece que quem vai decidir são as chefias intermédias, que no caso dos Professores serão os chefes de departamento. Como se exige dois, o outro será o diretor do Centro? São duvidas que em breve serão dissipadas. Quanto aos critérios, há aquilo que se chama a Avaliação do desempenho que no caso dos funcionários será o SIADAP e no caso dos Professores o RAD? É que nem todos os Professores foram avaliados pelo RAD. A outra possibilidade será a "avaliação da competência profissional", o que basicamente será a adequabilidade às suas funções. Pode ser arbitrário uma vez que o que se pode dizer de um professor em relação a isto? Para um técnico será mais fácil se por exemplo não tiver capacidade de utilizar um determinado programa informático, mas em relação a um professor? Pois se ele foi contratado para lecionar uma determinada área como decidir que não tem "competência profissional"?
São todas estas questões que fazem com que todo este processo vá ser polémico e eu não quero estar onde isso acontecer. Não quero ver os mais vulneráveis mais uma vez a serem despedidos (já foram os leitores e convidados). Não quero ver os protegidos das chefias a serem poupados, aqueles que até foram beneficiados no passado, com promoções, prémios e outras benesses. Já chega de ouvir e sentir também na pele, os funcionários públicos a serem privados de parte dos seus salários, para agora estar no meio de um processo de despedimento que nos vai tocar de muito perto. E é para começar ainda este ano, ao contrário dos outros professores do básico e secundário, que podem esperar para o ano, vá-se lá saber porquê, ou por outra, sabemos que é por serem os que têm mais força negocial. E não foram avaliados, o que dificulta o critério de base, ou seja,  a avaliação do desempenho. Eles lá sabiam porque não queriam a avaliação....

sábado, maio 25, 2013

Fim de ciclo de um curso e uma ideia alternativa

Na Universidade do Minho em Guimarães no Departamento de Engenharia Textil há 30 anos atrás, 1983, os professores eram jovens e os alunos também. Agora, os professores não são novos e os alunos também o não são, se considerarmos a média normal de idades dos alunos universitários. Que situação! Os professores, muitos a caminho da reforma, e nenhuns com menos de 45 anos, os alunos são do curso pós-laboral já com as suas vidas organizadas durante  dia, com pouco entusiamo para ouvirem a teoria da que se ensina no curso, ansiosos por aprenderem coisas práticas e novas. Portanto que conclusão tiramos do curso? É um fim de ciclo. O que os professores têm, ou pelo menos alguns, é experiência e neste ramo não há muitos que tenham essa experiência combinada de tecnologia e ciência.
A partir de agora, o ensino terá que ser de outra forma, mais personalizado, com os professores a transmitirem os seus conhecimentos com base na sua experiência, não através de um curso já esgotado, mas tem que ser de uma forma diferente. O reduzido número de alunos presta-se a isso. Se cada professor tomasse nas suas mãos o ensino e orientação pedagógica e científica de 5 alunos, cobrir-se-ia dessa forma todos os alunos de engenharia textil. O aluno podia ter os dois primeiros anos de ensino geral, e a partir daí ficaria a estudar só com um professor. Os professores deviam ser escolhidos entre os mais experientes em termos de projetos de I&DT e de PSECS, e estabelecer o ranking. Ao esgotar os alunos os restantes professores ficariam sem alunos mas com outras tarefas, e com a obrigatoriedade de estabelecer contactos com a indústria e de se candidatarem a projetos de IDT par ganharem experiência tanto industrial como científica. Poderiam também fazer parte do grupo dos professores mais experientes e coadjuvá-los.
Aqui fica a ideia.

terça-feira, maio 21, 2013

Mobilidade e greves

Os professores do ensino secundário ameaçam greve aos exames. Que bicho lhes mordeu? Só agora se mexem? No tempo do governo Sócrates não só fizeram greve aos exames como também não se calavam o tempo todo. Porquê? Agora percebe-se que não queriam as avaliações. O resto, mais alunos por turma, horários zero, menos contratações, menos estabilidade para os contratados, agrupamentos de escolas, cortes nos salários, cortes nos subsídios, etc, que lhes foram atirando para cima desde que a troika veio, nada disso fez aos sindicatos tanta raiva como um simples programa de avaliações, proposto pelo anterior governo. É caso para dizer: quem tem medo das avaliações? E porquê? A resposta é óbvia e não serei eu a dá-la.
 Mas este governo, após uma tímida proposta de avaliação, deixou cair o assunto. Não lhes interessa a qualidade? Ou pura e simplesmente querem os sindicatos dos professores pacificados, nomeadamente os seus dirigentes?  Era assim com os sindicatos americanos: apaparicavam os cabecilhas com benesses para os domesticar e conseguiram, no caso do Jimmy Hoffa que acabou por controlar os sindicatos mais poderosos. Os alemães foram pelo mesmo caminho oferecendo ações das empresas onde eles trabalhavam, como "incentivo". E agora não têm força. Felizmente têm uma economia forte que embora beneficie os mais ricos, sim porque na Alemanha o fosso entre ricos e pobre nunca foi tão grande, sempre paga bem aos dirigentes dos sindicatos, Os desempregados e os mal pagos, esses não têm força. Por cá, vamos pelo mesmo caminho. Vejam os professores contratados, alguns com mais de 20 anos de serviço e agora desempregados, Os sindicatos estão preocupados? Estão sim, mas a avaliação preocupa-os mais.
Na mobilidade como vai ser? Quem vai primeiro? Se não foram avaliados...mas parece que não vão para a mobilidade, em troca talvez de..não fazerem greve aos exames.
E assim vai o País. Quem sofre é quem não tem voz. Primeiro os reformados, que são alvo fácil. Depois os funcionários públicos mais fracos (carreiras médias para a mobilidade), depois os outros. Só não se toca nos juízes. O Sócrates atreveu-se a sugerir férias só de um mês, porque achava que dois era muito, teve os sindicatos a fazer de tudo, até pediram contas aos gastos com cartões de crédito dos ministros!
Quanto às avaliações no Ensino Superior, também há muito quem conteste. Parece que é um mal nacional no que toca ao ensino.
Os Professores do Ensino Superior do quadro têm sido poupados nos despedimentos, tal como os restantes funcionários públicos. Mas mais uma vez os mais fracos, leitores e convidados foram os sacrificados. Mas e a mobilidade? Também vai ser para todos? Vamos ver, porque aí, mais uma vez, não havendo avaliações, quero ver qual o critério e se os sindicatos do superior fazem ameaça de greve aos exames tal como os seus colegas do ensino secundário. Nessa altura já vai ser tarde porque ninguém os vai levar a sério. Foram demasiados anos a serem manipulados sem qualquer reação.

sábado, maio 11, 2013

O ensino em inglês para brasileiros

O conselho de reitores veio a público protestar pelo facto de os alunos oriundos do Brasil irem agora ser encaminhados para os EUA e outros países onde se ensina em inglês. Não sei qual é o grande problema que se pensa existir. Fala-se em perdas de propinas mas os alunos brasileiros pagam  mesmo que os portugueses e não serão em número tão elevado que faça assim tanta mossa nas contas das Universidades. Fala-se também em perda de ligação cultural. Talvez haja um pouco de perda nesse sentido, embora seja difícil de antever. Depende muito se alguns destes alunos no futuro chegue a um lugar relevante na cultura brasileira, De outro modo, não será diferente de outros brasileiros que se encontram em Portugal a trabalhar. Também se receia um "downgrade" do ranking mundial das universidades portuguesas. Neste caso, receia-se mais a imagem do que a realidade, porque de facto não são os alunos brasileiros que contribuem de alguma forma significativa com o nível de publicações, patentes ou outras manifestações científicas ou mesmo culturais (livros, pintura, design e outras manifestações de cultura) oriundos das universidade portuguesas. Infelizmente sabemos que muitos dos alunos brasileiros não são muito diferentes dos alunos de Erasmus na sua atitude, ou seja, primeiro conhecer o País, nesta caso a Europa, conviver, que no caso dos brasileiros acaba mais por ser entre eles do que com outras nacionalidades, e só depois vêm os estudos. Para as universidades, isto não as preocupa, por isso deixem-se de hipocrisias. Se os estudantes saírem com um canudo, não interessa se aprenderam alguma coisa ou não. Não são da nossa responsabilidade. É essa no intimo a atitude dos professores perante o interesse final dos alunos brasileiros, que é o canudo, seja com uma boa nota ou não. Este é o meu pressentimento embora não tenha provas. Não é possível com o tempo que eles estão cá e a preparação deficiente que trazem, fazer muito mais do que esperar que pelo menos saiam com um diploma, porque disso depende o futuro destes jovens no país deles e o professor não terá que explicar porque não o passou, quando interrogado por estas instituições que se preocupam tanto com os resultados na pauta e agora também com a  imagem das suas instituições e do país. "Let it go" e procurem alternativas. Se os brasileiros não querem, há quem queira. Há sempre!
O Ministro da Ciência do Brasil afirma que a razão de mudarem o rumo dos seus bolseiros para países como os EUA é para os bolseiros brasileiros aprenderem inglês ao mesmo tempo que tiram os seus mestrados e doutoramentos. Muitos acham que é desculpa. Muitos desconfiam que os responsáveis brasileiros não consideram que se desenvolverão científicamente com o que se aprende em Portugal. Uma coisa que já devíamos saber é o Brasil não olha para a língua portuguesa e para o seu património como os portugueses. Foram ensinados na escola que os portuguese estragaram o Brasil depois de o descobrir, matando índios e instaurando um sistema burocrático e paralisador que impediu o seu desenvolvimento. Os EUA por outro lado, foram desenvolvidos por colonos que não tinham nem a burocracia nem o atraso dos portugueses, misturando- se aqui um pouco o fator cultural de um povo com a religião católica, considerada também imobilizadora. Pois pode muito bem ter algum fundo de verdade, pois Portugal também sofreu e sofre estes constrangimentos. Mas ninguém deve renegar os seus pais por serem isto ou aquilo, e muito menos por serem mais pobres que outros. Os filhos desenvolvem-se segundo as suas próprias capacidades e não podem culpar os pais pelas suas falhas ao longo da vida. Assim são as nações.
O inglês é importante mas se os brasileiros não têm a facilidade de outros povos em falar inglês, o problema é seu e não dos seus antepassados, uma vez que estes desenrascam-se muito bem nesta como noutras línguas.

domingo, abril 28, 2013

Lisboa, Porto e resto do País

Porquê que os media nomeadamente a televisão, incluindo a RTP paga por todos nós, tratam o resto do País como se de parolos se tratassem e alimentam-nos com festas e festarolas em que a chamada musica pimba impera? Até parece que querem manter o interior ignorante reservando para as duas maiores cidades o País culturalmente superior, tendo o CCB e a Casa da Música a como bolsas culturais num país culturalmente desertificado. Mesmo em cidades de dimensão intermédia,  como Braga e  Guimarães, os sucedâneos destes dois bastiões da cultura, como o Teatro Circo e o Palácio Vila Flôr não têm nada que se pareça em termos de programação cultural. Foram no entanto feitos esforços pelos presidentes das camaras destas duas cidades para ter algo parecido que facultasse estas cidades de algumas atividades culturais. Com a aproximação das autárquicas, será bom que se pense nesta vertente, a cultural, porque com os cortes na cultura, do governo não virá nada, e se vier será para as duas grandes cidades como sempre foi (não consta que o CCB tenha sido financiado com fundos da câmara de Lisboa nem a casa da música pela câmara do Porto !).
Há outra vertente, a das obra públicas, que têm unicamente beneficiado estas duas cidades, mas pagas por todos nós, como são os metros do Porto e de Lisboa. O mais escandaloso são estas negociações que estas empresas fizeram, os chamados "swaps", que nos irão penalizar ainda mais. São os juros especulativos, a serem pagos aos bancos, que já forma denunciados por todos, governo e oposição, que nos vão particularmente penalizar. Isto para os utentes destas das cidades terem um sistema de transporte que é muito mais barato que os praticado pelos TUB, os transportes de Braga, por exemplo.
Isto para concluir que a captação de pessoas para os distritos de Braga e Guimarães, será mais difícil do que para Lisboa e Porto. Com meios culturais mais pobres, as profissões como médicos por exemplo, vão privilegiar estas duas cidades, e com os transportes mais baratos e melhores, as universidades também são prejudicadas por tudo isto: os aluno pagam menos em Lisboa e Porto o que também conta para a sua escolha.
As Universidades e os serviços (saúde, tribunais, etc) destas duas cidades intermédias, Braga e Guimarães, ficarão sempre para trás se não se investir na cultura e nos transportes. A crise não pode servir de desculpa. Há outras formas de poupar dinheiro.

terça-feira, abril 16, 2013

A escrita inteligente

Escrever com escrita inteligente como é o caso deste post, tem as suas vantagens por acabar o que começamos e de corrigir automaticamente o que escrevemos. No entanto tornamo-nos preguiçosos e descuidados com o que escrevemos. Não sendo uma ferramenta de ensino, não se aprende nada com ela. Faz-me lembrar algum do ensino que se faz por cá. A internet serve como a escrita inteligente nos trabalhos que muitos alunos apresentam e muito professores (não ) corrigem. Escreve-se uma palavra chave e já está: o texto aparece-nos à nossa frente para completar a nossa palavra chave e daí  a aparecer um texto completo, que depois e uma questão de fazer um rearranjo para não ser detetado ou uma tradução caso seja em português, e também assim evitar a detecção de plágio.
Vivemos num mundo de facilitismos e quando as coisas se complicam não temos como fazer face a elas. Por isso aqueles que aparentam ser os melhores alunos, no mundo real não são os melhores profissionais. Sempre disse isso aos alunos e não será necessário dize-lo lá fora no mundo empresarial porque os empresários já conhecem esta realidade. Mas a culpa não e dos bons alunos, mas sim dos pais, que querem mostrar os êxitos dos filhos como sendo os seus, como se de trofeus se tratassem. Há excepções em alguma profissões mais cientificas, como médicos, biólogos, físicos, etc. Mas quando tanto se fala de empreendedorismo, esquecem-se que o melhor empreendedor será o que tem menos currículo por não ter os argumentos que um bom aluno com uma boa nota tem, para se acomodar num emprego estável e com futuro. Pelo menos era assim antes, porque agora têm que ser quase todos empreendedores porque empregos estáveis não há e com futuro...bem, só se o governo e a troika se forem embora antes que acabem com o futuro deste pais. E assim foi a primeira experiência da escrita inteligente...ou pouco inteligente, depende da perspectiva. O acordo ortográfico também não faz ainda parte desta escrita inteligente talvez para disfarçar a falta de acentos nos as e és, ou talvez seja um snob da escrita que o impingiu ao Steve Jobs  ou ao sósia que o substituiu. E já chega de escrita "inteligente" porque essa e para gente preguiçosa, e assim acabo por onde comecei.

domingo, março 31, 2013

A ciência, a gestão e as aulas

Vemos todos os dias nas Universidades alguns exemplos de atitudes entre os professores, que são de louvar. Vemos também exemplos de pessoas que se acomodam e que nos desiludem. Realçar os que são de louvar? Não há uma resposta fácil. Há a ideia que os casos de sucesso são um incentivo para os outros, mas serão? O problema é que nas Universidades há dois mundos: o da ciência e o da gestão. O primeiro é importante para os docentes subirem na carreira e o segundo é importante para a instituição e há quem defenda que serve também para se subir na carreira sem necessidade do primeiro (ciência). Aliás não há tempo para se cumprir os objectivos de um e de outro ao mesmo tempo. Mas os dois dão trabalho e se forem feitos com dedicação e derem resultados, são ambos recomendáveis. Quais destes casos são exemplos a seguir pelos mais novos?
Será para mim sempre um mistério que pessoas competentes em ciência se metem na gestão e que pessoas assumem muitas vezes cargos para os quais não têm o mínimo jeito ou afinidade. Pior ainda, quando pessoas que nem têm uma coisa nem outra, ou seja, que nunca fizeram ciência na vida e não têm jeito para a gestão, organizam a vida dos outros que fazem ciência.
Será que sou só eu que vejo a Universidade assim ou há por aí outros, têm uma visão diferente? Esses serão eventualmente aqueles que dão as suas aulas, não fazendo nem ciência nem gestão, e a sua atitude é a do comodismo, que resulta numa atitude amorfa sem pretensões nem em subir na carreira nem em gerir seja o que for. Dão as suas aulas e convencem-se que estão a cumprir o seu dever. Quais professores do secundário, dão as suas aulas, e o que fazem durante o resto do seu tempo, é um mistério. São esses, a maioria, que não põem os pés na Universidade em tempo de férias letivas, como foi patente nestas férias da Páscoa, o que não é sequer notado, ou é notado mas não é censurado nem controlado pelos seus superiores. Mas como a estratégia da UM centra-se à volta dos alunos, da burocracia em redor das aulas, com tudo e mais alguma coisa a ser preenchido pelos professores nas várias plataformas, esta faixa de professores "profissionais" entretêm-se com estas obrigações a atestar a sua dedicação, mas quanto a serem avaliados "no terreno" por outros mais experientes , isso não existe, podendo chegar ao ponto de tudo o que preenchem ser fictício. Ainda os professores do secundário vão ser avaliados primeiro na sala de aula que os Universitários, apesar de terem protestado tanto contra essa avaliação !

sábado, março 23, 2013

Competências e consequências nos Cursos tecnológicos da UM



A criação de competências nos vários cursos está definida pelos RAs, resultados de aprendizagem desde o processo de Bolonha. É um exercício que os professores fazem automaticamente. Sabem os professores que o fazem se por exemplo o departamento tem recursos para cumprir tais objetivos? Claro que não. Se fizessem um estudo sério, verificariam que em muitos casos não existem nem recursos humanos nem materiais para cumprir como o que está escrito nos RAs. Os departamentos mais tecnológicos por força dos cortes nos últimos anos, têm os equipamentos envelhecidos ou mesmo parados. Os próprios centros de investigação, que podiam ajudar, ou não o fazem porque os equipamentos estão alocados aos investigadores que se candidataram a projetos de investigação ou porque os projetos não financiam normalmente equipamentos. Há ainda os bravos diretores de departamentos de áreas tecnológicas que promovem os seus cursos como conferindo competências para os seus alunos contribuírem para uma indústria de futuro, quando os alunos trabalham com máquinas do passado e muitos passaram pelos cursos sem ter tido uma única aula prática da sua especialidade.

Estamos numa nova vertente do ensino, constituída maioritariamente por teoria, muita dela depois avaliada através de mini-dissertações, baseadas em informações que se obtêm através da net. A maioria dos alunos, e alguns professores, já não recorre às publicações da especialidade, mas sim a motores de busca, que só abordam generalidades.

Assim vão as competências atribuídas a muitos cursos tecnológicos. Ou o governo investe nas infraestruturas das Universidade ou bem pode dizer adeus às competências dos futuros engenheiros, químicos, físicos, médicos, farmacêuticos entre outros.

Há ainda a considerar os doutoramentos. Hoje não é difícil tirar um doutoramento em engenharia. Pode-se entrar com a nota dez no programa doutoral e a partir daí é quase tudo de nível de Mestrado, na maior parte das vezes. Ninguém controla e os júris são escolhidos a dedo, não vá haver azar. Quem decide é um órgão que é basicamente uma comissão de curso escolhida pelo diretor do centro de investigação. Transformam os doutoramentos em cursos! Talvez fosse mais honesto chamá-los doutoramentos via ensino, porque os de investigação não se encaixam em dois anos de investigação que lhes são destinados. Que preparação ou competência um doutoramento destes dá ao aluno? Será que dá para entrar na Universidade como Professor Auxiliar? É este o corpo docente do futuro?

Bom, mas mudando de assunto para responder a um colega que afirma que um ministro á frente de um ministério onde ocorreram irregularidades, não por sua culpa direta, não se deve demitir, isto a propósito da demissão de Jorge Coelho quando da queda da ponte de Entre-os-Rios Ora essa não é a ideia geral que subsiste entre os eleitores e quando a honra está em causa, que subsiste entre os próprios responsáveis pelos ministérios. Assim é em países desenvolvidos como o Japão, o Reino Unido e os próprios EUA. Se um ministro não detetou um problema grave no seu ministério e considera que não o fez ou por distração ou por impossibilidade ou mesmo incapacidade, considero que o mais correto é demitir-se. Será diferente para os ministros ou primeiro-ministros que abandonam o cargo para assumirem outros cargos mais vantajosos do ponto de vista pessoal e financeiro. José Barroso e António Guterres são disso exemplos. Será que no nosso universo a demissão não seria uma via honrada? Há centros de investigação que se afundam lentamente há anos e no entanto continua tudo como se nada fosse. Não há renovação do pessoal dirigente também não há renovação de mentalidades. Aqui a demissão seria mais por incapacidade embora em muitos casos haja responsabilidades diretas. Há centros de engenharia que enveredaram há anos por conceder doutoramentos em áreas onde não têm competências, como seja o Marketing. Houve já consequências gravosas tais como plágio que envergonhou a Universidade e em particular o Centro e departamento em causa. Houve demissões? Não. Talvez seja altura de as haver, pois são os mesmos que são responsáveis pela área de Marketing e o Centro e Departamento em causa continuam a promover este tipo de doutoramento sem ter em atenção o passado.

 

sábado, março 16, 2013

As contradições do sistema eleitoral das Universidades


As eleições para o Conselho Geral já foram e ficou tudo como dantes. A Universidade não se renova, continua. Não porque a maioria esteja satisfeita com a equipa atual, mas talvez porque não há alternativas que tivessem sido reconhecidas como tal. Há que reconhecê-lo. Um empate técnico no corpo dos professores e investigadores é disso um sintoma. Tanto assim é que nenhuma das listas alternativas tinha um nome para reitor. Embora não tenha sido esse o objetivo das eleições, será esse o corolário principal do resultado das eleições, ou não fosse o reitor com a maioria do CG do seu lado, o absoluto senhor das suas decisões. Uma minoria no Conselho Geral não será impedimento de qualquer decisão por parte do reitor, será mais uma voz, só isso. Penso que isso é claro para todos. O mais caricato é que a maioria é decidida pelos estudantes. Devia haver no regulamento uma norma que impedisse isso de acontecer. Afinal não são os Professores e os Investigadores aqueles que decidem sobre o ensino e a investigação, os pilares da instituição universitária? Os alunos, devem ter um dizer nestes assuntos mas não deviam ser o fiel da balança como estão de novo a ser (já o foram nas últimas eleições). Para além do facto de a votação ter tido mais de 90% de abstenção entre os estudantes, não sendo por isso representativa desse corpo, á ainda a questão da própria Associação estar por detrás da lista vencedora. Pode-se dizer que houve uma intenção concertada por parte da Associação em ter uma posição importante no CG e daí tirar dividendos. Por outro lado teremos os cooptados também com um peso importante nas decisões, talvez demasiado importante para quem tem outras prioridades na sua vida profissional.

Mas o pior não será esta situação de continuidade no topo. O pior é a continuidade nas Escolas e nas sub-unidades orgânicas, Centros e Departamentos, duma política de imobilidade, e isso não se resolve com eleições, uma vez que os protagonistas estão demasiado próximo de eleitores, havendo um jogo de interesses contínuo entre eleitores e eleitos.

domingo, fevereiro 17, 2013

Fund-raising


Com a crise e cortes no orçamento das universidades vem o reitor sugerir em entrevista à televisão o "fund-raising", ou seja a angariação de financiamento junto de mecenas. É uma prática que se faz lá fora, nomeadamente os EUA e Reino Unido segundo o reitor. É uma verdade que existem laboratórios inteiros, bibliotecas e salas de operações financiadas por mecenas desses países. Normalmente os mecenas fazem parte do "board", uma espécie de Conselho Geral das universidades portuguesas, talvez com um poder semelhante. A questão põe-se então, se não seria de angariar membros co-optáveis para o Conselho Geral com base nas suas contribuições financeiras para a Universidade, ou pelo menos sendo esse um dos critérios de seleção? Afinal esses membros externos vêm maioritariamente de empresas e bancos, e alguns foram alunos da UM. Pode-se argumentar que a Universidade estaria a pôr nas mãos de empresários o seu futuro, o que subverte o princípio do ensino público. No entanto, os membros externos, mesmo sem qualquer contribuição para a Universidade, a não ser a sua "experiência", já fazem parte do Conselho Geral e embora em minoria, juntos com os Professores que os co-optaram e seguindo as suas orientações, já influenciam bastante as decisões tomadas por este órgão que define a estratégia da UM. Talvez se tivessem contribuído financeiramente, e fosse esse o critério de co-optação e não o facto de serem conhecidos e porventura "acquaintances" dos professores que os co-optaram, seriam mais independentes quando na tomada de posição sobre a instituição para a qual contribuiram de alguma forma, fosse muito ou pouco. De outra forma, sentem-se agradecidos pela honra de terem sido convidados, e, sem qualquer força de alavancagem ("leverage" - mais um anglicismo !), não se opõem àqueles que os convidaram e que lhes permite passearem o seu cartão de membros do Conselho Geral nas suas múltiplas funções sociais. Se o reitor quer imitar os sistemas capitalistas que refere, ao menos que o faça como deve ser, oferecendo algo em troca, e não uma coisa tão vaga como "missão" da Universidade, porque isso não tem valor para um investidor, por muito "mecenas" que seja.

 

sábado, fevereiro 09, 2013

Eleições para o Conselho Geral, para que servem?

As eleições para o Conselho Geral estão aí à porta. Há já 3 listas, sendo uma delas afeta à reitoria, como se percebe pelos elementos que a constituem, e as outras são as mesmas que já se candidataram nas últimas eleições. A campanha vai começar e ficamos com a sensação que há uma outra realidade paralela que não esta e que preocupa mais os potenciais eleitores. São os cortes que já se fizeram, na FCT e nas bolsas dos alunos, e serão agora os cortes gerais de 900 milhões no ensino  que serão em grande parte no ensino superior. Mas estas questões que obviamente preocupam os eleitores não deveriam estar totalmente desligadas das eleições para o Conselho Geral, uma vez que tudo conta. Se tivermos no Conselho Geral um conjunto de pessoas que lutam contra este estado de coisas já ajuda. Se este grupo de pessoas for maioritário e eleger um reitor que também tem o sentido de defesa dos superiores interesses da instituição, também ajudará. Mas o que mais ajudaria seria haver uma maioria para eleger um reitor que trouxesse à instituição uma atitude de humildade perante a Academia, e os ouvisse constantemente, ouvisse os seus receios, as injustiças de que se queixam, e depois se empenhasse num sistema justo de avalição tanto e funcionários como de professores. Sem incentivos económicos, ao menos que haja incentivos no reconhecimento do mérito daqueles que mais se esforçam.

quarta-feira, janeiro 09, 2013

Horários pós-laborais, quem os quer?


Quem dá aulas práticas em cursos pós-laborais em Azurém, como é o meu caso, depara-se com situações que muitas vezes rondam o caricato. Já não basta não ter as mesmas condições que de dia, muitas vezes pela ausência do técnico, que nem sempre está disposto a trabalhar à noite (até às dez), há também a questão dos acessos a partir de uma determinada hora. Imagine-se que deixa o computador no gabinete porque não o necessita para a aula prática e por volta das 9:30 vai buscá-lo. Não recomendo. Ontem fiz exatamente isso e quando estava para voltar para o laboratório estavam todas as portas de acesso ao edifício B, onde fica o gabinete, encerradas. Como nunca telefonei para o segurança não sabia o número de telefone. Por sorte a técnica ainda estava no laboratório pelo que lhe pedi que telefonasse. O mais caricato é que o segurança não queria vir abrir a porta e a técnica teve que ir ao seu gabinete insistir. Finalmente veio, abriu a porta e resmungou qualquer coisa como "o meu colega é que não queria..". Ainda lhe disse se as aulas são até às 10:00 horas da noite então todos os acessos devem estar abertos e não fechá-los às 9:30 horas como aconteceu. São estes e outros contratempos que fazem com que os professores não queiram dar aulas pós-laborais. Desconfio que só dá essas aulas quem tem esse sentido da responsabilidade ,,,e quem não se pode esquivar.

 

terça-feira, janeiro 01, 2013

Fim do ano com mais notícias a alimentar cortes no Ensino Superior e princípio de outro com esperança


Acabou mais um ano e com o cair do pano ficámos a saber pelo Expresso mais sobre o BPN e a corrupção que lavrou naquele banco durante o mandato duns senhores que agora se passeiam com os seus iates e outros luxos provenientes de empresas off-shore onde colocaram o dinheiro obtido através de empréstimos fraudulentos. Só o Oliveira e Costa está preso e mesmo assim em prisão domiciliária. A grande maioria desses senhores eram do PSD, com cargos importantes, desde ministros a dirigentes do partido. Poderiam ser de outro partido, sim porque em corrupção não há exclusividade, mas a verdade é que não; eram do PSD e ainda por cima do governo do Cavaco Silva. Onde está a vergonha? Mais de 4 mil milhões é quanto se estima que já vai o prejuízo para o Estado, quantia que agora o governo quer cortar no serviço nacional de saúde e na educação. Há ainda os 3 mil milhões dos submarinos que o dr. Paulo Portas, membro do governo, não nos esqueçamos, comprou e que estão envoltos também em corrupção.

Já se sabe que o ensino superior vai ser dos mais prejudicados, uma vez que não é um sector que para a população seja tão importante como o ensino básico e mesmo o secundário. Preparemo-nos para arcar com parte deste prejuízo. O pior é que já não há onde cortar a não ser nos salários e aí só se for por reformas ou despedimentos. Ninguém se lembrará do Oliveira e Costa e dos seus capangas quando colegas seus forem para a rua. Provavelmente falarão de termos vivido acima das nossas posses durante os governos socialistas, com a construção de autoestradas desnecessárias e de gastos sumptuosos na reabilitação das escolas. A imprensa, pertencente a grandes grupos económicos, tratou de meter na cabeça de todos que essa é a verdadeira razão. Mas se também contribuiu para o descalabro, ao menos sabemos que as escolas têm melhores condições e que as autoestradas existem e sem elas o interior ficaria mais isolado, mas os submarinos levam-nos aonde? Só se for para o fundo.

Com este cenário, só resta termos esperança na justiça, para que se prendam os responsáveis e se recupere algum do dinheiro, e esse é o meu desejo político para o próximo ano.

Os meus desejos humanistas, são mais para a saúde e bem-estar de todos, e quando falo em bem-estar gostaria de pensar mais naqueles que perderam seu emprego e que se vêm aflitos para manter a vida, pelo menos digna, a que estavam habituados. A minha esperança é que é nestas alturas que o engenho humano vem ao de cima e contra tudo e todos consegue vingar e tornar a sociedade mais produtiva e mais justa.

 

sábado, dezembro 29, 2012

A estratégia da UM: 2-contribuir para a economia e industrialização do País


O ano que passou, como já tinha constatado anteriormente, até que não foi muito mau para o ensino superior, nomeadamente para a UM, por haver uma entrada de alunos sensivelmente igual aos anos anteriores e segundo o seu plano os alunos poderão até aumentar. Como já referi anteriormente, quantidade não tem nada a ver com qualidade e no que refere à qualificação dos alunos na sua vertente prática, por exemplo, o problema já vem de trás. Há anos que o orçamento para verbas de capital, por exemplo, são tão exíguas que os laboratórios dos departamentos de base tecnológica, os da Engenharia e os das Ciências por exemplo, não têm renovação e muitos nem sequer têm manutenção. Há um outro aspeto que corre paralelo a este, que é o das aulas experimentais (práticas) terem diminuído muito por opção dos departamentos que não querem desperdiçar professores com esse tipo de aulas desde que o regulamento não autoriza o desdobramento de turmas e portanto a contabilização de horas. Há ainda a bolonhização do ensino nas engenharias que privilegia os trabalhos teóricos em grupo, através dos projetos integrados sem exigir a componente experimental desses trabalhos. Assim, temos os alunos a saírem dos cursos de Ciências e Tecnologia com cada vez menos capacidade (skills) de atuar na prática e muito mais de teoria. Será que é também analisado como se gastou o dinheiro nos anos anteriores quando se faz uma retrospetiva necessária a qualquer plano estratégico, no nosso caso, um plano estratégico para a UM? No passado foi um esbanjar de recursos que vão ainda por cima constituir custos fixos para sempre, como por exemplo ordenados de diretores promovidos através de dotações para os Serviços, como aconteceu por exemplo nos Serviços Sociais, cujos pesados orçamentos transitaram do anterior reitor para o atual, a formação de divisões com uma ou duas pessoas só com o intuito de promover alguém a chefe de Divisão, o recurso constante pelos Serviços Técnicos à subcontratação quando têm pessoal que então não se sabe para que serve. O dinheiro vem todo do mesmo bolo e penso que tendo a Universidade Autonomia tanto pode gastá-la desta forma como em verbas de capital ou de manutenção. Mas mesmo que não pudesse, e se estivessem só s a considerar salários, já houve a necessidade da Universidade despedir professores convidados ou reduzir-lhes o salário para 60 ou mesmo 30%. Alguns desses professores lecionavam precisamente as aulas práticas, fosse das Ciências ou Engenharias ou mesmo das humanidades, dado que são muitas vezes profissionais com experiência profissional que lhes permite transmitir essa componente melhor do que colegas seus que nunca tiveram essa experiência. Por todas estas razões, os alunos da UM saem com menos valências do que seria desejável para enfrentarem os desafios que se colocam quando integrarem o mundo real das empresas. A estratégia do reitor para a UM deveria contemplar um correção deste caminho se quiser melhor contribuir para o tecido industrial, quando afirma que o País e a Europa deveria contribuir para a economia apostando na industrialização.

 


 

sábado, dezembro 22, 2012

Estratégia da UM: 1- aumento de alunos

Agora que estamos a chegar ao fim do ano, olhamos para trás e vemos que o ano até não foi tão mau como se esperava para o ensino superior. Os cortes foram minimizados à última hora, fruto da pressão que os reitores fizeram junto do ministro Crato, e o número de alunos e a nota de entrada manteve-se. A Universidade do Minho entretanto pela mão do reitor apresenta um plano estratégico otimista, em que um dos pontos fortes é o do que número de alunos que aumenta. Como? Principalmente com alunos estrangeiros do segundo e terceiro ciclo, referindo-se como prioridade os alunos dos países de língua portuguesa. Já é aliás uma realidade a presença de alunos provenientes dos países de países da CPLP, Brasil com o maior número. Os alunos que cá vêm, de várias origens académicas, têm como objetivo obter um diploma que lhes vai valer bastante no país de origem, sendo certo que têm a noção que isso é quase garantido. Quem lhes confere essa noção não sei. Talvez seja do que já ouviram de colegas que já obtiveram o diploma ou se são os professores que lhes transmitem esse facilitismo. Penso que será um risco para a imagem da Universidade transmitir essa mensagem de facilitismo, porque a mensagem a médio prazo para o exterior, seja no país de origem ou seja no estrangeiro em geral, vai mais tarde provocar danos no recrutamento demais aluno desses países, por os futuros alunos e as instituições que os subsidiam não considerarem o nosso ensino suficientemente exigente. Nós próprios que também não tinhamos condições na altura para fazer cá o doutoramento, quando procurávamos locais para doutoramento no estrangeiro, procurávamos as melhores instituições, conscientes que o seu nome iria ficar colado para sempre ao nosso currículo.
Concluindo, quando se fala em quantidade, neste caso de alunos estrangeiros mas que se aplica também aos alunos nacionais, fico sempre preocupado com a qualidade.

domingo, dezembro 16, 2012

O RJIES para profissionais de eleições

Estamos no meio ou fim de eleições para os Conselhos das Escolas e a caminho das eleições para o Conselho Geral da UM. Por muito democráticas que sejam as eleições para estes órgãos, o que de facto está a acontecer são movimentações para a eleição dos futuros líderes, sejam os das Escolas ou, no caso do Conselho Geral, o próprio reitor.  Assim, o RJIES, tira à Academia a possibilidade de votar diretamente para estes lugares de topo. O Universo dos eleitores da Universidade seria demasiado amplo para poder haver este tipo de jogo, sendo por isso muito menos permeável a pressões e angariações de apoiantes do que com o regime atual de eleição de colégio eleitoral. Na perpetuação dos lugares pelos mesmos de sempre, o RJIES serve-lhes às mil maravilhas. uma vez que têm ao longo dos tempos juntado grupos de apoiantes em lugares chave, que lhes são dedicados, e que trabalham nos bastidores para conservar os seus privilégios através da angariação de votos de subordinados, demasiado vulneráveis para não alinharem.  Outros, que não estão no poder mas querem lá chegar, socorrem-se muitas vezes de argumentos populistas, muitas vezes conotados com um certo facilitismo para a carreira dos Professores, como seja o processo de avaliação. Nem num caso nem noutro a democracia fica bem servida.  O que se passa com as listas é uma extrapolação do que se passa nos departamentos, em que por serem unidades mais pequenas a totalidade dos eleitores do departamento é também angariada por estes profissionais de política, para alcançarem o seu objetivo. E quem são estes profissionais? São normalmente professores como nós. Têm no entanto uma agenda diferente que a maioria dos professores. São ambiciosos e querem os lugares de topo para se vangloriarem perante os demais mortais com o seu ego e assim provarem a si próprios e aos outros que têm uma missão, que é demasiado importante para se entregar a outros, sendo os outros todos nós.

sábado, dezembro 08, 2012

O reitor da UP no seu melhor desmistifica funções e eleições para o Conselho Geral


Fez o reitor da Universidade do Porto mais uma demonstração de não gostar das eventuais limitações do seu cargo, que quanto a ele devia-lhe conceder poder absoluto. Primeiro foi uma tentativa de eliminar as eleições das faculdades, para ser ele a mandar diretamente. Agora quer interferir com o ECDU, o Estatuto da Carreira Docente Universitária, nomeadamente nos concursos para os lugares de Professores Catedrático e Associado. Afirma que os avaliadores que são escolhidos segundo o seu currículo, e com uma categoria superior ao do candidato, nunca podem avaliar tão bem como o senhor reitor que foi quem delineou a estratégia para a Universidade.  Pode-se ser no blogue empreender de Vasco Eiriz o relato:Tal como está, vem um júri de sete pessoas, a maioria de fora, e a gente acredita que o júri vai escolher a pessoa mais adequada, mas o júri não conhece a estratégia da universidade. Apesar disso, o júri diz ‘Pá, é este’ E com base em que aspeto da estratégia é que o sr. reitor escolhe o candidato? Só pode ser com base na excelência científica e pedagógica ou não é assim? Nesse caso não serão os Professores da mesma área científica como o ECDU impõe que estarão em melhor posição deavaliar os candidatos que o sr reitor? Ou a avaliação tem outros contornos como sendo uma sintonia com uma estratégia do reitor? Se isto não é deturpação de todos os princípios de objetividade, então que se explique melhor o sr reitor da U.P.! Agora que já não tem mais nenhum mandato a cumprir, as tentativas desesperadas de controlo absoluto são umas atrás das outras! Como pode um Conselho Geral pactuar com tais atitudes? Ou será que ele tem maioria no Conselho Geral uma vez que foi eleito por esse órgão? Aí estão as contradições do RJIES no que respeita ao Conselho Geral, nas suas supostas funções, que são fiscalizar as ações do reitor, o que manifestamente não pode fazer uma vez que o elegeu. Na Universidade do Porto ou noutra qualquer. Este é um exemplo do pior do RJIES que se refletirá nas eleições para este órgão na U.M. uma vez que os eleitores têm essa percepção, que a eleição para o Conselho Geral só serve para eleger o reitor.

sábado, dezembro 01, 2012

Os enigmas na avaliação de funcionários e professores


Na avaliação dos Professores não se sabe se os resultados vão ser divulgados. Discutiu-se muito no passado de os então resultados das avaliações e no caso da Escola de Engenharia a discussão incidia sobre um relatório bianual preenchido pelos Professores. No caso dos funcionários li uma notícia de um caso no tribunal de um funcionário que contestou a sua avaliação e que queria saber quem eram os felizes contemplados com excelente no regime de quotas. O tribunal deu-lhe razão. Não entendo porque é que as Universidades não divulgam quem teve excelente, por exemplo. Seria natural que isso funcionasse como um estímulo para os próprios e para os outros. Ou não. Pode até acontecer que alguns desses excelentes sejam atribuições que não contemplam somente o mérito relativo aos outros concorrentes, o que num regime de quotas prejudicaria os outros candidatos à classificação de excelente, como supostamente teria acontecido no caso relatado. Pela razão do estímulo ou pela da transparência, seria importante revelar pelo menos quem teve excelente. Já os outros com muito bom, bom ou inferior, não se ganha nada em revelar e poderia ser incómodo para quem teve classificações baixas, em termos de imagem e auto-estima, podendo inclusive ser usado contra o avaliado pelos seus superiores. Nestes casos seria mais correto divulgar com autorização do avaliado. No caso dos Professores, a avaliação na Escola de Engenharia por exemplo, teve a particularidade de permitir que os Professores optassem por não ser avaliados no período de 2008-2012, o que no reglamento original seria só aplicável aos anos anteriores a 2008. Isto por si só implica que neste caso a avaliação por quotas, os excelentes, fique comprometida. Por isso teremos que esperar até à próxima avaliação para sugerir que os excelentes sejam divulgados. Depois ainda há a complicação do resultado ser anual e não referente ao período completo. Parece que já se fazem os regulamentos da avaliação para que não sejam completamente transparentes, tanto no caso dos funcionários como dos Professores. No primeiro caso a avaliação é potencialmente subjetiva, por não haver, como há no caso dos Professores, parâmetros claros e quantificáveis (publicações científicas, por exemplo). No caso dos Professores avançam e recuam constantemente com o processo de avaliação, provocando uma confusão tal que ninguém ao certo sabe se vale a pena ser avaliado ou não, independentemente de não ser previsível a compensação remuneratória por via dos escalões para queles que alcançam o excelente, devido aos cortes orçamentais na função pública. Mas ao menos seria um reconhecimento do trabalho desenvolvido por aqueles que ainda levam muito a sério as suas funções.

quarta-feira, novembro 14, 2012

Os cortes anunciados serão denunciados?

O reitor junto com outros reitores, pôs a nu aquilo que nos espera. Não tive oportunidade de estar presente mas na imprensa veio mencionado um rol de cortes que se têm que fazer na UM, desde cortes no aquecimento à possibilidade de despedir pessoal, uma vez que aparentemente por mais que   se corte na energia e naquilo que diz respeito às instalações, nunca chega aos mais de 9% de cortes exigido pelo governo. Sendo este o propósito do governo, aliado ao facto de haver intenção de despedir funcionários públicos, não restam muitas dúvidas que serão esses os próximos cortes. Quando isso acontecer, através de rescisões amigáveis no início e coercivas depois, quero ver quais serão os critérios usados.  Serão os serviços a indicar os que estão "a mais", mais provável, ou será um corte baseado em avaliações feitas nos últimos anos? Ou será um misto de ambos? Haverá com certeza injustiças, mas uma coisa e certa, só quem fica ficará para contar a história e mesmo assim cada história de cada injustiça será segredada e não denunciada. Oxalá me engane.

quinta-feira, outubro 25, 2012

Trabalhar para aquecer

O Reitor veio dizer que é necessário cortar no aquecimento no inverno devido a cortes no orçamento da UM. O reitor do Instituto Superior Tècnico prefere fechar por períodos de tempo as instalações. E fechar de vez? Cortar no aquecimento ou fechar de vez as instalações? Talvez seja melhor fechar porque "trabalhar para aquecer" é o que já se vai fazer em muitos locais de trabalho das universidades, perdoem-me a provocação. Mas numa visão pessimista, se os cursos de humanidades não têm saída (por não haver lugares para os professores e psicólogos nas escolas), se a investigação não se aplica nas empresas e a ID fundamental de excelência (uma aposta no futuro)não vai sobreviver com os cortes anunciados da FCT, se o ensino de enfermagem e de engenharia civil é para benefício dos países para onde emigram os jovens licenciados, se os outros cursos de engenharia vão pelo mesmo caminho, se o direito gera advogados para o desemprego, a gestão idem aspas, então o  ensino será mesmo só para "aquecer". Este governo que pense nisso e que veja bem o buraco em que nos está a meter.

domingo, outubro 21, 2012

Reitor da Universidade do Porto afronta faculdades


Nem tudo vai bem nas novas universidades-fundação. Na Universidade do Porto o reitor Marques dos Santos tenta controlar as faculdades através da introdução de alterações ao estatuto da universidade a que preside, como noticia o jornal Público, com a introdução de uma nova regra que lhe permite nomear os diretores das faculdades que até agora são eleitos pelos Conselhos de Escola. Para tal, tem o Conselho Geral a apoiá-lo mas tem quase todos os diretores das faculdades, contra. Argumentam que a medida é um retrocesso na democracia da instituição, argumento que não haverá muita gente que conteste. O que deu no reitor para seguir o caminho da confrontação? Os resultados das faculdades têm sido fracos? Pelos vistos não. Então porquê? É óbvio: porque não quer autonomia das faculdades para poder ser ele a mandar através de "yes-men" que nomearia para a direção das faculdades. Mas um reitor tem que reger a sua Universidade pelo consenso não pela força e isso ele não percebe. A democracia tem muitas vezes o condão de favorecer o despotismo, por via da astúcia dos seus utilizadores, como ao longo da história exemplos como os Bórgias o demonstraram. Neste caso é óbvio que o reitor esperou pelo seu segundo mandato para implementar estas medidas não se sujeitando a um novo escrutínio. Mas também tem a virtude de deixar alternativas aos eleitores entre eleições, ou seja, a possibilidade de se manifestarem nem que seja pela contestação geral e contínua a estas medidas.

quinta-feira, outubro 18, 2012

Os três macacos


A universidade é um objetivo de muitos jovens que ambicionam ter um dia um diploma que lhes permita ter um futuro mais seguro. No entanto já não é assim tão linear, como tem vindo a ser transmitido pelos órgãos de comunicação. Mas se é não assim, então qual é a saída? Muitos já pensam que vão emigrar e admitem que até é melhor do que ficar em Portugal sem qualificações e/ou sem emprego. Outros vão ficando em Portugal na esperança das coisas mudarem. Não há no entanto uma luz ao fundo do túnel conforme a maioria dos especialistas sustenta ao serem interpelados quanto ao orçamento de estado proposto por este governo. Vai haver austeridade em cima de austeridade, segundo se afirma. Os impostos são elevados e o consumo vai baixar implicando maiores dificuldades das empresas e dispensa de mais trabalhadores. É este o cenário. É um atentado para com as novas gerações e portanto contra o país, uma vez que são elas o futuro do país. Temos pois um país em queda livre. Perante o coro de protestos, que fazem os nossos governantes? Fazem como a troika, ou seja, como o os três macacos: não ouvem, não falam, não vêm.

sábado, outubro 13, 2012

Andar para trás no Ensino Superior


Tanto se discutiu o RJIES e tanta energia se gastou nas universidades para a sua implementação, para agora na mudança de governo se querer revogar o RJIES e alterar os princípios fundamentais que originaram este regulamento, ou seja, uma maior agilização da governação do ensino superior e uma maior autonomia tendo como objetivo final a passagem de fundações, para aquelas universidades que tivessem condições para o poderem ser. Agora o ministro já não se limita a querer acabar com o regime fundacional para as universidades, matando à nascença algo que poderia dar novas perspetivas de desenvolvimento às Universidades conforme já aqui referi, mas também quer revogar o próprio RJIES. Os reitores contestam o facto de não terem sido consultados. Timidamente, mas vêm-no dizendo nos últimos dias. Os reitores são tratados pouco melhor que o resto de nós, Professores Universitários. E o que justifica toda esta fúria destruidora? A austeridade? Neste governo nada se faz com outros objetivos, como por exemplo, uma melhor performance, mas sempre com o argumento da poupança. Tanto se poupa no ensino superior e no I&DT que se põe em causa o desenvolvimento tecnológico de Portugal. Pois se também não modernizarmos as nossas instituições do Estado, livrando estas instituições da burocracia de décadas, como se estava a tentar fazer no ensino superior com a agilização dos processos como o RJIES,e como já se fez noutras áreas administrativas (a loja do cidadão é um exemplo), então ficamos definitivamente para trás na corrida ao desenvolvimento. Numa sociedade moderna não têm lugar as teias da burocracia que só servem para dar que fazer a alguns, dar importância a outros e em última instância, promover a corrupção, instrumento de que os individuais e as empresas recorrem para agilizar os processos. Vejam-se os países com menos corrupção, os anglo-saxónicos, são aqueles em que há menos corrupção porque há menos burocracia. Os EUA e até certo ponto o Reino Unido, são também os mais inovadores em grande parte devido à agilização dos processos no ensino superior e no I&DT. Nestas instituições, nomeadamente nas áreas da saúde, ciências e engenharia, as empresas financiam as instituições e nos EUA financiam os Professores. Com a anunciada perda de autonomia das Universidades e retrocesso no regulamento de gestão, em vez de se ir por este caminho que até servia para compensar o financiamento do Estado, que já sofreu cortes e vai ainda sofrer mais, dá-se mais um tiro no pé, coartando a função de captação de receitas que as Universidades tinham vindo a fazer e a aumentar progressivamente nos últimos anos. Haja algum respeito pelas Universidades, nem que seja pelo tempo que se gastou na introdução do RJIES e no caso das Universidades que passaram a fundações, no imenso trabalho de ajuste à nova realidade.

sexta-feira, outubro 05, 2012

A semana das más notícias para o ensino superior

Foi anunciado esta semana pelo ministro Vitor Gaspar o aumento do IRS para a classe média. Se não fosse a crise nos empregos em Portugal, e o desespero da generalidade dos potenciais candidatos a um emprego, será que alguém quereria ser Professor Universitário no atual cenário? Vejamos: com o aumento do IRS que para um Professor Associado, com ou sem agregação, uma vez que este governo retirou o aumento salarial indexado ao grau de agregado, ou Professor catedrático, poderá passar dos atuais 25% para os 40%, que implicará um ordenado de pouco mais de 2000 euros. Que sentido fará entrar com doutoramento como Professor Auxiliar, fazer o percurso académico e sujeitar-se a concursos para subir na carreira, quando pode entrar no setor privado, sem necessidade de doutoramento, seja uma empresa comercial, industrial ou de serviços, onde os ordenados são mais elevados à partida, onde a progressão é real e é sempre mais bem recompensada, podendo no privado cmo se sabe, haver outras formas de recompensar que não são abrangidas pelo IRS. Outra má notícia para o ensino, foi a declaração do ministro que vai cortar na Educação. Onde? Já cortou o que podia cortar no ensino secundário. Se cortasse mais teria o sindicato dos professores em pé de guerra o que o ministro da educação não admitiria do seu colega das finanças. Resta o ensino superior, a não ser que o ministro retire os subsídios aos colégios privados, o que iria contra a filosofia dos seus colegas de coligação, Mota Soares e ca. Como não é provável que o faça, será o elo mais fraco no que diz respeito à capacidade reivindicativa, ou seja o ensino superior, que será o alvo dos cortes. No passado, foi sendo retirado aos poucos o que o ensino superior tinha de motivador; agora vão definitivamente torná-lo numa repartição pública, onde se entra e se sai ao fim de uma vida de trabalho, basicamente com o mesmo ordenado.

domingo, setembro 30, 2012

Novidades na burocracia: novo blackboard e catálogo de cursos

Ao utilizar o novo blackboard, verifiquei que o formato era novo e fiquei esperançado que a melhoria seria também na facilidade de preenchimento. Pensei mal. Está tudo na mesma: sumários que pedem assiduidade e até pedem o nº do aluno e nome, além de uma cópia da folha de presenças (estamos na escola?) e como senão bastasse, ao tentar escrever o programa, aparece-me um aviso, só depois de premir o botão ajuda, a informar que o programa deve estar no catálogo do curso ! O que é isto, pensei eu? Será algo diferente do blackboard? Procurei na intranet e lá estava. Alguém deve estar orgulhoso do símbolo aparecer nos ícones da intranet. Mas esse alguém não tem mais nada que fazer? Obrigam-nos a andar de um lado para o outro, entre DUCs e catálogos, validar como se de um impresso de IRS se tratasse, para quê? Os Professores não têm mais nada que fazer senão aparentar que o que leccionam é de qualidade? Perguntem aos alunos em vez de confiarem em nós. Talvez fosse mais objetivo, porque muitos de nós ou não têm mais nada que fazer e aparentam uma enorme qualidade no que transparece no catálogo e no blackboard, ou então são como eu e fazem os mínimos no seu preenchimento e apostam naquilo que realmente interessa: ensinar o que pensamos seja útil aos alunos para o seu futuro. Já a utilidade de tanta informação dispersa sobre os cursos, é de duvidosa utilidade.

quinta-feira, setembro 27, 2012

A-Funda-ções

As Fundações universitárias vão fechar (Lloyd Braga), e as Universidades-fundação vão regressar ao seu estatuto anterior (Porto, Aveiro e ISCTE) ou não vão arrancar (caso da UM). Sem apelo nem agravo. Mas embora as Universidades-fundação ainda não tivessem mostrado as vantagens de ser fundação, os méritos deste sistema já se adivinhavam, como seja a maior flexibilidade no governo da instituição. Agora voltam ao estatuto de organismo público como as demais universidades, e como se não bastasse as restrições que já existiam inerentes ao estatuto, ainda vem o governo introduzir uma medida que determina que tudo o que se adquira nas instituições públicas necessita de autorização do ministro! Um reitor, já veio gracejar e dizer que se for necessário uma obra num esgoto teria que pedir autorização ao ministro. Bem pode o ministro Gaspar tratar Universidades como se fossem repartições e finanças, que o país não se incomoda. Os portugueses estão demasiado preocupados com o dia a dia, que se degrada a olhos vistos, para se preocuparem com academias. Mas não nos iludamos, o caminho escolhido, o da degradação das instituições pública, nomeadamente as Universidades, trará consequências para todos no futuro e não só para quem trabalha, ou frequenta/estuda nessas instituições. De acordo que não se devem fazer mais autoestradas. De acordo que as fundações parasitárias que por aí havia deviam ser extintas ou pelo menos retirar os subsídios que recebiam. Mas não confundamos as coisas. A Universidade-fundação não seria a mesma coisa que a fundação Paula Rego ou a Fundação Lloyd Braga, ou a da Associação dos estudantes. Não era para promover individualidades, exposições de artistas, que no caso em particular de Paula Rego que nem sequer vive cá e tem dinheiro para pagar a sua própria exposição, ou para fazer umas festas que seria o papel da Fundação da Associação de estudantes. Era para agilizar instituições com demasiados entraves ao seu bom funcionamento, o das Universidades. E é isto que o governo não enxerga e por tabela o povo que, sedento de cortes, não se apercebe. Quem defende que as universidades devem estar mais viradas para fora e servir mais a sociedade, indo para além da formação de doutores e engenheiros, só pode ter tido uma esperança que o regime de fundação viria a melhorar esse serviço. O empreendedorismo por exemplo, seria mais fácil e teria mais incentivos. As verbas próprias, agora controladas também pelo Estado com o novo decreto de controlo de verbas, seriam mais facilmente utilizadas no investimento em projetos úteis à sociedade. Mata-se a galinha, matam-se os ovos. Assim, com esta atitude por parte do governo, não há desenvolvimento tecnológico e sem essa componente o País nunca terá lugar no clube dos países mais desenvolvidos.

quarta-feira, setembro 19, 2012

O desafio dos praxistas ao reitor

Arrancou o ano letivo muito da mesma forma dos outros anos. As praxes embora oficialmente devessem estar fora dos campi, continuam à vista de todos e pior que isso aos ouvidos de todos, a fazer-se sentir. Diria que os alunos desafiam a UM. Gritam obscenidades e fazem dos mais novos os bobos da festa. O drama é que os "doutores" não são modelo para ninguém e muito menos para os caloiros. Desconfio que são os piores alunos, os mais seguidistas e com menos ideias e menos piada. Desconfio, porque o melhor que conseguem imaginar para os caloiros se integrarem, é gritarem obscenidades, o que representa realmente tudo o que de mais grosseiro há na nossa sociedade, leia-se "povo", revelando um apelo à ignorância, precisamente o oposto do objetivo dos alunos ao quererem entrar na Universidade, e uma falta de ideias confrangedora. Todos os anos é o mesmo cenário. Os "doutores" segundo notícia no DM deixaram a sala em protesto quando falava o reitor numa sessão de boas vindas aos novos alunos. Vê-se bem aqui a falta de decoro destes "velhos" alunos e a sua força. São obviamente pessoas que são poderosas no seu meio e procuram mostrar desta forma perante os caloiros e os movimentos anti-praxe a sua força, pressionando o reitor a ceder. Se o reitor ceder, e espero que a lenta invasão dos campi pelos praxistas não seja um indício disso, será, na minha opinião, o maior revés que o reitor e a UM poderia sofrer em termos mediáticos neste início de ano letivo.

segunda-feira, setembro 10, 2012

O suicídio coletivo de um departamento

Zero candidatos ao curso de Engenharia Têxtil. Já aqui fiz a previsão para este cenário e a sua análise. A direção do departamento de Engenharia Têxtil ao longo das últimas décadas, não fez nada para evitar esta situação. Fundou-se o curso de Engenharia de Materiais e a engenharia têxtil ficou de fora. O resultado é que quem investiga materiais no Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais há anos, já deixou o departamento para outros departamentos onde se investiga e ensina sobre materiais, e outros eventualmente se seguirão, se o departamento entretanto não for dissolvido. Já aqui foi referido como os responsáveis pelo DET num passado recente, entregaram o curso de química de materiais têxteis ao departamento de química. O resultado é que os "químicos" do departamento não têm aulas suficientes com os cursos existentes no DET, Mestrados principalmente. Criou-se a ilusão que o Design seria o futuro. Neste curso o que se ensina de têxtil podia-se ensinar na escola secundária: é a introdução às tecnologias, matéria descritiva que até se pode aprender sem ir ás aulas. As outras componentes são lecionadas por professores que são eles próprios novos à àrea e inexperientes. Essa é a minha perceção, embora eu próprio tenha dificuldade em avaliar matéria tão pouco científica e sujeita a interpretações várias. Estes professores, não quer dizer no entanto que sejam novos em idade, uma vez que não tendo havido renovação de quadros desde há quase duas décadas, estão quase todos na casa dos quarenta, o que dificulta qualquer outra nova “adaptação”, como esta que foi feita ao Design. Neste curso há alunos. Não são no entanto alunos de engenharia, e este curso já não é exclusivo da têxtil, havendo um outro curso de design que arrancou este ano, o curso de Design do Produto…na Escola de Arquitetura. A "têxtil" nem sequer foi ouvida, ou mais uma vez, não se fez ouvida. Como é que os professores da "têxtil" deixaram chegar a isto? Muito simplesmente: é a falta de coragem dos seus docentes, nomeadamente os antigos assistentes, agora professores auxiliares, que mantiveram no poder, leia-se á frente do DET, professores sem capacidade nem iniciativa para mudarem esta situação de declínio lento e inevitável. Diz-se que os Países têm os governos que merecem, que até pode ser o caso deste governo eleito numa euforia anti-Sócrates. Pois talvez também os professores têm os departamentos que merecem...

sexta-feira, agosto 31, 2012

Acessibilidades ao campus de Gualtar

Para a entrada e saída da UM deparamos depois das obras com uma solução curiosa. Num espaço muito mais amplo que o anterior, fizeram um acesso para os carros mais estreito que o anterior e mais sinuoso. Não se entende porquê. Para um carro um pouco maior entrar e sair, tem que fazer manobras para não roçar os pneus ou as jantes, quando antes não era assim. Aliá podem-se ver as marcas dos pneus nas bermas do caminho de saída. Será que os engenheiros civis que projetaram esta obra não sabem mesmo fazer o mais simples? Qualquer miúdo da primária desenhava um acesso melhor para os carros. Temos ainda a outra entrada, do lado nascente, que é comum aos alunos e a todos os outros frequentadores, ocasionais ou não, com porteiro/segurança. Acontece inúmeras vezes para os professores e funcionários que entram por esse lado, terem que estar à espera porque há alguém que precisa de autorização do porteiro/segurança para entrar. Nunca entendi porque não fizeram aqui uma segunda entrada para aqueles que são portadores do cartão, professores e funcionários, aliás tal como sempres existiu em Azurém. Se há espaço suficiente para ter uma segunda entrada, e há, então porque não se faz? Haverá uma resposta lógica? Era interessante saber o que fazem tantas cabeças a pensar nas acessibilidades da UM. Se as cabeças trabalhassem para uma empresa privada poderiam até rolar, mas como estão presas por estacas, e assim foram plantadas, presumo que tenham pouca mobilidade..intelectual,

quarta-feira, agosto 22, 2012

Livros de férias

Não há férias que se prezem que não incluam pelo menos a leitura de um livro, isto é, no que me diz respeito, obviamente. É uma forma de nos abstrairmos do que nos enche a cabeça todo o ano. Ao ler um livro que entramos mundo onde a descrição de um enredo pode ser, dependendo do escritor, algo que nos prende até ao fim do livro. Se for um livro grande como o caso do que estou a ler neste momento, o Underground (Submundo) do Don DeLillo, então pode-nos ocupar durante bastante tempo. É um livro que aborda a sociedade americana, utilizando o percurso de uma bola de baseball, um jogo tipicamente americano, e junta personagens que vão desde os anos 50, desde o J. Edgar Hoover, diretor do FBI e espetador casual num jogo de baseball que se tornou famoso pela vitória dos Giants sobre os Dodgers, em 1951 (ano em que nasci), que durante a guerra fria era o expoente máximo nos EUA conhecido pela sua perseguição à família Kennedy, até uns anos mais tarde em que se debatem questões mais atuais como a poluição e a degradação de zonas das cidades onde habitavam sobretudo os negros. O fio condutor é a bola de baseball que foi importante na vitória dos Giants, e que atravessa as décadas, sendo os que a possuem o epicentro de muitas das histórias que fazem parte da narrativa. Sem ser abertamente uma crítica á sociedade de então e da contemporânea, que perdeu muitos das suas referências de então, não deixa de constatar isso mesmo. Don DeLillo tem outros livros interessantes, um deles, "Libra", onde tece uma teoria sobre a morte de J.F. Kennedy, e agora mais recentemente o "Cosmopolis", que foi transformado em filme muito badalado por cá, por ter sido dirigido por um realizador português, Paulo Branco. Este também é um livro muito interessante, mas fora do estilo anterior de Don DeLillo, um livro de ficção, quase todo passado numa limusina durante 24 horas, e portanto forçosamente muito mais curto, mas que não deixa de nos envolver da mesma forma que os outros livros. Como comlemento aos livros de Don DeLillo, que retrata a história contemporânea dos EUA duma perspetiva muito particular, há outros que dão um contributo para a história mais recuada dos EUA, como seja a “conquista do oeste”. Na minha juventude os filmes de cowboys mostravam os índios como um bando. Um livro espantoso sobre os índios, com particular incidência nos comanches, mostra como comanches dominaram a pradaria do interior dos EUA, que hoje compreende o Texas, Arizona e Colorado, durante grande parte do século 18 e 19. Tinham, à sua escala, um pequeno império em termos de população, mas grande em dimensão. O livro, escrito por S. C. Gwynne é um relato imparcial da guerra entre os índios, a cavalaria americana e os colonos que se iam instalando nestes estados americanos. Tem em comum com o Underworld de Don DeLillo o facto de ter um fio condutor do princípio ao fim, o que torna o livro viciante, aliviando os muitos relatos de batalhas e escaramuças que ocorreram durante esses dois séculos. O fio condutor é Quanah Parker, um mestiço filho de um índio comanche e uma mulher branca. A sua mãe, Quincy Parker, foi raptada quando criança durante um raid, e anos mais tarde, depois de mantida em cativeiro pelos índios foi ser “libertada” (embora já fosse índia 100% sem saber sequer falar inglês nunca considerando que foi libertada mas sempre a tentar regressar ara junto dos índios). O filho fugiu e tornou-se o maior chefe comanche, comandando um a tribo que espalhou o terror entre os colonos travando inúmeras batalhas com a cavalaria dos EUA, até ao princípio do século 20, altura em que já era conhecido pessoalmente de Ted Roosevelt, presidente dos EUA e outras figuras gradas do regime, que lhe nutriam um enorme respeito, pela sua visão como um político extremamente hábil. Recomendo vivamente este livro para quem gosta dos “underdogs”, aqueles que mesmo lutando contra todas as hipóteses, perdem tudo o que tinham, incluindo a liberdade de vaguear por imensos territórios, para simplesmente sobreviverem adaptando-se à civilização envolvente. Já não há índios mas ainda há” free-spirits”, seus irmãos em espírito, homens e mulheres que não se vergam perante a "civilização" dominante. Neste entido, livros como este são mais atuais do que se possa pensar à primeira vista.

terça-feira, agosto 14, 2012

Considerações de Pré-temporada

Com o aprofundamento da crise e o governo a tentar arranjar receitas e cortar nas despesas a todo o custo, surgem situações no mínimo desajustadas. Foi anunciado como uma vitória terem sido recuperados alguns 200 milhões de euros de dinheiro que tinha sido colocado em paraísos fiscais e contas na Suíça, por ter o governo taxado a 7,5 % esse dinheiro aos que tinham declarado voluntariamente terem fugido ao fisco desta forma. Pois é, quem trabalha e leva para case o que ganhou a trabalhar paga em média alguns 15 a 25% de IRS e aqueles que angariam dinheiro sabe-se lá como, até porque a origem deste dinheiro não foi investigado, paga 7,5%. Para além de não serem acusados, constituindo portanto este ato do governo uma amnistia, o governo ainda por cima concede uma taxa extremamente generosa. Para a classe média, professores incluídos, é o que se vè: além de lhe terem tirado os subsídios de férias e de natal, em cima dos cortes no salário que vinham do anterior governo e que não foi reposta, há ainda o que foi acrescentado à conta mensal: IMI mais alto, taxas moderadoras mais altas, IVA na alimentação mais elevado, propinas dos filhos na Universidade mais altas, etc. Querem acabar com a classe média? Passamos a ser a típica república das bananas, com os ricos cada vez mais ricos e em pequeno número, a classe média quase não existe e engrossa a classe dos pobres. Os pobres por sua vez são cada vez mais pobres e desamparados. Com a poupança no rendimente minimo, o encurtar do período do subsídio de desemprego, o corte nas pensões, as taxas moderadorea ainda para muitos que não têm isenção, como sobrevivem? Mas o que é mais grave é que o futuro que está nos jovens não nos dá esperança uma vez que os nossos jovens estão todos a emigrar e aqueles que serão os mais qualificados, mais de 60%, afirmam em sondagem recente que pretendem emigrar. Se continuarmos assim, senhor Passos, teremos um país de reformados e ninguém para produzir riqueza. Nessa altura já a Europa da sra. Merckle e do sr. Hollande, recebeu a mão de obra portuguesa que permitirá que continue a produzir riqueza que fica lá, e que se vier virá como esmola e não como pagamento. Há quem diga que a austeridade é fruto do sr. Passos Coelho ser um bom aluno da sr Merckle. Penso que será mais uma atitude de sobreserviência ou de falta de ideias para fazer algo de diferente do que aquela que aprendeu na cartilha da austeridade. Esta semana é a rentrée do PSD e curiosamente do futebol. Será que o PM e o Sá Pinto não podem combinar a estratégia para o País e para o futebol da mesma forma? Defender sim mas é preciso atacar também, para marcar golos. Eu gostaria que assim fosse, como português e como sportinguista.

sexta-feira, agosto 03, 2012

Fundações saem, fusões entram, no Ensino Superior

As notícias de abandono do regime fundacional por parte do ministro da Educação são mais em termos de nome de que de conteúdo, porque o que o ministro disse sobre a nova lei não é muito diferente do que se tem dito sobre as fundações: maior autonomia, maior independência de gerir os seus próprios orçamentos, património, etc. Resta esperar para ver quais as diferenças. Entretanto a Fundação Lloyd Braga foi considerada como tendo pouca atividade, menos de 50%, um dos critérios para o sue futuro financiamento. Na verdade, ninguém estranhará, até porque muitos nem ouviram falar de tal fundação. Quanto à fundação da Associação de estudantes, foi considerada como tendo zero atividade! entrevistados alguns reitores na reportagem a maioria exprimiu-se satisfeita com o acordo final, confiantes que podem gerar receitas alternativas. Gosto de ver reitores confiantes, mas sabemos que com a conjuntura atual não será nada fácil. O reitor do Técnico, Cruz Serra, em entrevista na televisão afirmou a dada altura que o investimento nas Universidades é estratégico para o futuro de qualquer país. Palavras sábias que não foram tidas em conta pelo governo ao cortar quase 3% do orçamento das universidades. Corte-se nas estradas, PPPs, forças armadas, e aumente-se os impostos aos rendimentos de capitais, heranças, e outras rendimentos que não são do trabalho. Mas não se corte no futuro! Isso era o que Cruz Serra queria dizer mas não disse por não ser um político. Aliás o reitor do IST, disse que as universidades não têm a força dos "lobbies" que normalmente as autarquias, por exemplo, têm. Não sei bem se será tanto assim...mas percebi a ideia. No entanto Cruz Serra não se pode queixar. A sua universidade pelo fato de se estar a fundir com a de Lisboa, a Clássica, vai receber fundos que outras universidades não recebem o que só abona a seu favor, pois teve juntamente com o seu colega da Clássica a coragem de avançar para uma fusão que lhe vai tirar protagonismo ao deixar de ser reitor. Não deixa de ser de admirar num setor constituído por capelinhas, em que cada um é um reizinho no seu cantinho (leia-se departamento, centro, Escola, Universidade).

sábado, julho 28, 2012

Cortes no Ensino Superior e na Saúde

Vêm aí cortes de 2% no ensino superior que acabam por ser de 4%, segundo as contas do reitor. Este governo corta e corta, mas não se preocupa com o que pode acontecer com cortes cegos na educação e na saúde. O reitor diz que irá acomodar os cortes com restrições à manutenção de edifícios e nas contratações. A questão é que penso que já não se vai fazer nem uma coisa nem outra pois já se fez. Não será otimista pensar que se pode cortar onde já se tinha cortado até ao osso? Já não são gorduras que estamos a falar. O que penso que o reitor quis dizer é que se pudesse cortava no osso, isto é, vendia edifícios e dispensava pessoal, ou seja, um emagrecimento da instituição tanto física como intelectualmente. Na saúde, os cortes ainda são nas gorduras, especialmente quando se descobre que há médicos a acumular o seu salário com o que recebem de empresas de prestação de serviços, e na mesma instituição! Há médicos a receber salários de 40 000 euros por mês com este esquema. Mas uma vez que se põe fim a estes abusos, onde se corta sem danificar o Serviço Nacional de Saúde ou mesmo feri-lo de morte? Ou será que se incidirá nas receitas aumentando de novo as taxas moderadoras? Duma forma ou de outra, quem se lixa é o utilizador do serviço, ou seja os mais pobres ou a classe média uma vez que os muito pobres são dispensados. Por isso quem se lixa, dr. Passos Coelho, são os professores e outros funcionários públicos (outra vez) e os quadros médios das empresas. Estamos num só ano a assistir ao desaparecimento de uma classe média baixa que se transformou numa classe pobre e ao desaparecimento da classe média, que passou a média baixa. Os mais ricos, algumas profissões liberais e os que vivem de rendimentos, estão bem. Não pagam mais impostos, não lhes cortaram os subsídios de férias e de natal, nem aumentaram os preços dos bens de luxo, como carros de alta cilindrada, fatos Armani nem férias em lugares exóticos. As casas e apartamentos de luxo pelos vistos é que mantêm os preços e estão a vender bem, o que significa que há clientela para eles. Mas também há cada vez mais clientela para a sopa dos pobres e para as filas do desemprego. Portanto estamos a recuar mais de 40 anos. Quem viu a cerimónia de abertura dos jogos olímpicos, que representava uma evolução dos tempos difíceis da sociedade agrícola à revolução industrial, em que os assalariados tinham aspeto de escravos do trabalho, sem condições nem para a usa própria higiene, morrendo muitos de doenças, até à fundação do serviço nacional de saúde em que todos têm acesso aos cuidados de saúde. Pois agora imaginem o cenário ao contrário : é para aí que caminhamos ! E a “Passos” largos !

domingo, julho 22, 2012

Cursos têxteis: premonição ou despedida?

Pelos vistos foi prematura o meu Requiem pelos cursos têxteis. O curso de Engenharia têxtil vai afinal abrir e em regime pós-laboral conforme consta na página web da Direcção Geral do Ensino Superior (DGES) e esta semana já publicitado no jornal Expresso. Será no entanto uma premonição? Vamos esperar para ver. O que é certo, é que tal como já referido, o curso não tem tido alunos suficientes e se não houver uma alteração na atitude dos responsáveis, leia-se departamento de Engenharia Têxtil e Reitoria, o curso vai mesmo acabar, mais ano menos ano. Quanto à Opção têxtil do curso de Química, também não vai ressuscitar, a não ser que também haja uma atitude diferente pro parte dos responsáveis, nomeadamente o Departamento de Química. Não é aceitável que se anuncie um curso de Química com uma Opção Têxtil e que depois os docentes do departamento de Química não salvaguardem o funcionamento dessa opção e os encaminhem para a sua opção, a de química-ramo científico. É mais uma premonição que se vai concretizar se não alterarem as regras de frequência das opções. Se a moda pega, acabam-se aos poucos as opções "profissionais" de todos os cursos da UM!

domingo, julho 15, 2012

Requiem pelo cursos têxteis

Ao ver a lista de cursos que vão funcionar na UM neste próximo ano lectivo, verifico que não aparece o curso de Engenharia Têxtil. A ser verdade, esta omissão será o epílogo do inevitável declínio de um curso que foi dos primeiros cursos da UM, e que na altura veio cobrir uma lacuna numa indústria que não tinha engenheiros formados em Portugal mas que ao longo dos anos se veio a revelar menos interessante para os candidatos ao ensino superior, porventura influenciados por notícias de uma indústria em crise. O curso passou a pós-laboral há uns quatro anos atrás com a intenção de captar novos públicos, como os alunos que trabalham na indústria e que querem mais qualificações, ou mesmo alunos que não trabalhando na indústria têm uma ocupação diurna e que podem desta forma tirar um curso superior, neste caso em engenharia têxtil. Infelizmente os alunos foram diminuindo em número e as notas de entrada também seriam das mais baixas dos cursos da UM, o que indiciava que nem esta alteração tinha motivado os candidatos ao ensino superior a candidatarem-se a engenharia têxtil. É um fenómeno estranho, que ocorre precisamente quando a indústria está muito mais moderna, competitiva e com o aumento das exportações não tem tido mãos a medir. Têm necessidade de especialistas têxteis com o curso superior, sejam engenheiros ou químicos, sendo que não só não conseguem engenheiros, como também não conseguem químicos, uma vez que o curso de química-ramo materiais têxteis também acabou. O fim deste curso foi fruto de uma alteração do ramo têxtil para uma opção não obrigatória, o que implicou um desvio de alunos para as outras opções, fomentada pelos respectivos docentes. Assim, aos poucos, houve uma capitulação dos responsáveis pelo departamento de engenharia têxtil ao longo dos anos e dos directores dos respectivos cursos, demonstrando um fatalismo e uma incapacidade para novas opções que serviriam na mesma o departamento e a própria indústria. Há uns anos propus que o departamento se virasse para os materiais, o que não foi atendido. A mudança foi para o Design para o qual o departamento não tem todas as competências necessárias, muito longe disso. Sugeri também que não aceitassem a proposta do departamento de química no que respeitava à opção têxtil, sem garantia de um mínimo de alunos. Fui afastado da comissão de negociações. É com pena que vejo que o curso que justifica a existência do departamento, o de engenharia têxtil, desaparece, e nunca é demais insistir que não tinha que ser desta forma, sem glória. Só nos restam as memórias de dois cursos, o de engenharia têxtil e o de química-ramo materiais têxteis, que forneceram durante anos quadros especializados que quero crer fizeram um bom serviço à indústria e ao país, que neste momento tanto precisa de indústrias exportadoras.

domingo, julho 01, 2012

INL-Laboratório Ibérico de Nanotecnologia

Num evento que ocorreu no INL esta semana que passou, os empresários foram convidados a uma apresentação dos projectos do INL. O Diário do Minho comentou que as empresas que lá estavam não entenderam a utilidade dos projectos ou dos equipamentos do INL. Porquê que isto não me surpreende? Todos esperávamos algo de inovador e relevante para o País quando este instituto foi anunciado. Mas isso foi quando a nanotecnologia se vendia bem pois tudo era fantástico nesse mundo nano e todos gostamos de passear a nossa imaginação por esse mundo fantástico em que muitos pensavam que seria o futuro mas já próximo. Os empresários são mesmo assim, procuram soluções para os seus problemas e quando não encontram soluções que os seus fornecedores mais imediatos lhes sugerem, andam ás voltas pelos locais mais óbvios: universidades. O INL nesse aspecto também é como uma Universidade, tem I&D que baste mas não tem ligações à indústria, nem forma de as conseguir, pelas mesmas razões das Universidades, que são várias. Uma delas é o conceito de investigação fundamental que não se orienta por prazos curtos, que seriam do agrado das PME que constituem a maior parte das indústrias portuguesas. Multinacionais ou mesmo grandes empresas nacionais, talvez tenham capacidade para absorver as tecnologias ainda em fase de desenvolvimento, ou mesmo ainda de investigação, porque podem prosseguir com o seu desenvolvimento e endogeneização com as suas próprias equipas de I&D. Agora as PMEs do nosso tecido industrial e especialmente do norte do País que muitas vezes nem laboratórios bem equipados têm nem equipa de I&D, que poderão fazer com essas tecnologias que na maior parte dos casos são ainda projectos de I&D? Não quero com isto dizer que foi mal pensado o INL. Foi mal concebido o que é diferente. Tal como está, concorre com as Universidades, com os mesmo tipos de projectos e os mesmos equipamentos, incluindo a UM. Estando à porta da UM até é aberrante, tamanho investimento em equipamento muito dele já existente na UM. Ao menos que ele seja utilizado pelos investigadores da UM, se forem mais recentes ou diferentes e porventura essenciais para a investigação dos investigadores da UM. Temos um INL numa zona nobre da cidade que poderia ter sido uma zona verde. Mas não, talvez a visibilidade fosse importante e por isso não foi para a periferia, como foi por exemplo o AvePark. Ma a visibilidade pode-se tornar embaraçosa, porque por ali passa muita gente de carro que poderá indagar-se o que estará a fazer ali aquele edifício branco? A cor pode até levar alguns a incluir um paquiderme na frase, ao não perceber para que serve. Com muitos projectos de alto nível universitários, infelizmente quem vai usufruir do que por lá se investiga vão ser as multinacionais estrangeiras e pouco ficará no País. Talvez em Espanha, um pouco à frente de nós, usufruam da I&D que por lá se faz, mas também não serão muitas mais as empresas que o farão. A história repete-se em Braga. Tivemos o Idite-Minho que para a altura era também inovador e deveria sobreviver com base na sua transferência de tecnologia para a indústria. Não o conseguiu, reduzindo-se a uma infinitésima parte daquilo que era quando arrancou. Não sei qual é o esquema de financiamento do INL, mas se não estiver por debaixo de um chapéu como a FCT em Portugal e a sua congénere em Espanha, poderá ter o mesmo destino que o Idite-Minho. A meu ver, a única forma seria a sua integração na Universidade como um Centro de Investigação, talvez partilhado pela Universidade de Santiago de Compostela, concorrendo com os outros centros a projectos nacionais e internacionais, mas beneficiando da massa cinzenta já existente na UM, e dos investigadores com bolsa da FCT que são muitos na UM em vez de suportarem salários de investigadores que se tronarão cada vez mais pesados para o orçamento do INL, especialmente no clima de crise que Portugal e Espanha atravessam

sexta-feira, junho 08, 2012

A circulação na cidade

A circulação em Braga está um caos, devido a obras. A mania dos espaços pedonais por tudo o que é centro da cidade, é o que dá. De onde vem o dinheiro para tudo isso, não se sabe. E os carros por onde vão passar para ir ao centro também é um mistério de momento, mas que em breve se saberá, e com toda a certeza que os vão obrigar a dar voltas enormes para lá chegar. Se tudo fosse em prol dos peões, ficaríamos satisfeitos, mas tendo Braga o maior índice de atropelamentos do País, e normalmente nas vias rápidas fora do centro, desconfiamos que não será essa a motivação maior por parte da Câmara. Nas variantes faltam passadeiras e semáforos, para os automobilistas poderem acelerar. Não há qualquer controlo de velocidade sendo um perigo não só para os peões mas para os próprios automobilistas que circulam a velocidades dentro da lei. Se pensassem nos peões, ou mais concretamente nos bracarenses, teriam feito mais zonas verdes, não tinham transformado zonas do leito do rio Este em zonas urbanas, e amontoado prédios de forma a que uns fazem sombra aos outros. São estas contradições que tornam Braga uma cidade provinciana, por muito que queira ser desenvolvida, sujeita aos interesses imobiliários que enriqueceram ao longo dos anos à custa do betão e similares. Mesmo as zonas pedonais não são de calçada, mas sim de sucedâneas de pedra, que sujam com facilidade, dando um aspecto escuro e sujo, quando em Lisboa por exemplo a calçada dá um ar leve e limpo, mesmo quando não o está. Porquê? Lá está, é a cedência aos fornecedores de tais materiais. Qual foi o arquitecto que os escolheu? Devia estar com os óculo escuros quando o fez ou então acha que por estarmos na cidade dos arcebispos devemos ser soturnos e a cidade deve transmitir esse sentimento, com tons adequados. Por outro lado, fazem-se experiências com rotundas, tendo-se inventado uma nova rotunda que devia-se se chamar “ovaltunda”, uma vez que não é circular mas oval. Porquê? Novamente deve ter sido distorção ocular ao desenhar a rotunda que causou tamanha aberração. Quem contorna uma destas rotundas deve ter cuidado para não sair disparado contra o carro que espera entrar à sua direita, uma vez que pode não conseguir virar totalmente para trás, sim porque já não é uma viragem suave, mas trata-se de uma viragem em U, quando chega à parte mais pontiaguda da rotunda! A zona de passeio da cidade, que vai do hotel de Lamaçães à zona dos novos edifícios pretos junto aos barracões estilo americano do Media Markt do Lidl, está cheia dessas rotundas ovais. Há ainda rotundas ovais que invadiram com a sua ponta a zona de entrada das vias que desembocam nessas mesmas rotundas, como é o caso da rotunda junto ao campus da UM em Gualtar. Quando se está a dar a volta para entrar na UM não é raro deparar com um carro que está à nossa frente à espera de entrar para a rotunda! Isto é que foi uma obra digna da instituição que serve, uma universidade. Há túneis e viadutos que antecederam estas rotundas, a mais conhecida aquela onde se cruzam a rodovia e a variante sul, perto do centro comercial Bragaparque. Mais parece uma obra inacabada, em que o viaduto dá a sensação de ser um prefabricado, tal é a fragilidade que transmite. Gostaria de ver ela aguentar com seis ou sete camiões TIR ao mesmo tempo. Depois de atravessar esse viaduto, que lá do topo dá a sensação de estarmos num parque de diversões, no topo duma montanha russa, sensação essa que é mais real quando logo a seguir baixamos para um túnel. Deve ser a sesação dos condutores, na maior parte jovens, que á noite aceleram por essa rodovia fora sem qualquer controlo. É caso para dizer, agora que a Bracalândia foi embora, ficámos com o essencial, a montanha russa, e esta é de borla!

sexta-feira, junho 01, 2012

Hints (Dicas) do reitor sobre o futuro da UM ditas em workshop

Numa workshop conjunta das Escolas de Engenharia e das Ciências que teve lugar em Azurém, em que membros das duas Escolas esforçaram-se por mostrar o melhor da investigação que têm vindo a fazer em áreas relevante para ambas as áreas, houve uma intervenção do reitor. Referiu nesta sua intervenção antes do início da sessão da tarde aquilo que já sabemos, que houve cortes e que temos que viver com menos. O corte no ensino superior foi de 30%, um valor que nos deve fazer pensar um pouquinho no lema da conferência: sustentabilidade. Mas infelizmente que não a sustentabilidade ambiental, que com essa ainda podemos divagar sem consequências, mas a sustentabilidade económica. Esta é real e o perigo do sistema não ser sustentável está aí à porta. Foram referidas consequências que nos transpões para o mundo animal: “survival of the fittest”. Foi dito por exemplo que há uns grupos que ficarão mais fortes e outros desaparecerão (de que forma eles desaparecem não disse, se é um desaparecimento do centro de ID mas que os seus membros se mantêm na instituição ou não, isso não esclareceu. Mas é um aviso. Tanto assim é que desafiou os Centros de I&D a delinearem uma estratégia. Com isto percebeu-se que teria que ser uma estratégia também ela sustentável. Referiu programas europeus que seriam uma oportunidade. Nunca uma oportunidade serviu de tábua de salvação, mas mais como um complemento. No entanto agora surge como uma alternativa ao orçamento do Estado...senão.. o quê? Desemprego? Ninguém se atreve a dizer a palavra, nem o reitor nem o ministro, mas com cortes de 30% e acenando com oportunidades como alternativa, do estilo daquela do empreendedorismo que o Passos Coelho acenou aos desempregados jovens,alterantivas inviáveis a curto prazo, a que caminho isso leva senão ao do desemprego no Ensino Superior? Onde o governo está errado é nos cortes cegos. Onde o reitor está certo é na sua análise (fortes ficam mais fortes, fracos mais fracos, e a estratégia seria útil para os mais fracos que não a têm) mas não na forma como o faz, disfarçado de uma introdução numa workshop restrita a alguns professores das Ciências e Engenharias. Deveria quanto a mim, convocar uma assembleia de toda a UM e transmitir esta análise, porque ela é suficientemente grave para uma sessão só para esse fim. Talvez o reitor estivesse a treinar para esse tipo de evento que vai ter que fazer mais cedo ou mais tarde...Mas não se pode esperar por esse dia. Os professores precisam de acordar já e delinearem estratégias de sobrevivência, porque senão alguns quando realmente acordarem já terão um pé fora e outro dentro, senão forem já os dois pés de fora!

sábado, maio 26, 2012

Estratégia e Avaliação da EEUM

Fala-se de estratégia, da UM e das Escolas. Na Escola de Engenharia ensaiam-se cenários de restruturação de departamentos. Duma situação imutável e rígida de divisão da Escola em departamentos estanques, depois de anos de aparente decadência de alguns departamentos, nomeadamente o departamento de Engenharia Têxtil, em contracorrente com o centro de I&D correspondente, o 2C2T com uma classificação da FCT de excelente, sugerem-se cenários como o da extinção de departamentos por parte do Presidente da Escola. Até que não está mal visto, porque desta forma nenhum departamento seria prejudicado, mas talvez tivesse sido demasiado arrojada, especialmente vindo de quem vem, um Presidente cauteloso e com imagem de conservador. Talvez tivesse sido a necessidade de quebrar o status quo e a inércia que domina as estruturas dos departamentos, com uma visão para dentro, preocupados com o seu próprio sustento. Seja como for, talvez tenha tido o efeito contrário, ou seja, serviu para adiar ainda mais a restruturação dos departamentos Numa altura em que também se discute o RAD-EEUM, a Escola tem vindo a complicar, curiosamente na tentativa de simplificar através de um programa informático, o SIEEUM, que faz a classificação com base em pontuação pré-definida para a produção científica, já que este programa tem vindo a mostrar falhas na sua execução. Também não tem ajudado a indefinição sobre quando começa a avaliação a sério, ou seja aquela que é avaliada. Primeiro era para os anos de 2008-2011 já que para os anos 2004 a 2007 seriam atribuídos 1 ponto por ano. Agora parece que, por despacho da reitoria, também há a possibilidade de haver anos entre 2008 e 2009 que poderão não ser objecto de avaliação, sendo-lhes atribuída, tal como para 2004-2007 a pontuação de 1 ponto por ano. Mas que confusão! Para quê tantas cautelas? Será para aqueles que pensam que nem terão a classificação de 1 ponto puderem optar por eta via? Se lermos os comentários do sindicato sobre a avaliação, ela questiona se vale a pena, uma vez que não servirá para a progressão nos escalões tal como estava previsto inicialmente, devido ao congelamento dessa progressão. Assim, põe-se a questão, será que a avaliação seria mais útil para verificar quais aqueles docentes que não têm o mínimo de currículo e poderiam portanto ser dispensados num cenário de crise, e desta forma evita-se esse cenário atribuindo uma classificação mínima que evite a sua classificação de insuficiente? Se assim for, seria melhor não fazer a avaliação, pois estaremos todos a perder tempo. Pontuações artificiais de 1 ponto por ano como alternativa a uma avaliação segundo critérios que levaram tanto tempo e esforço a preparar, são no mínimo uma falta de respeito por quem trabalhou e trabalha para cumprir este objectivo do ECDU. A avaliação torna-se assim uma farsa: os bons não são promovidos, por falta de orçamento ou mesmo por decreto inviabilizando o descongelamento dos escalões, e os fracos não serão despromovidos e terão uma "passagem" administrativa com 1 ponto por ano, que será suficiente para terem os mínimos exigidos para se manterem em actividade. Dá vontade de dizer que é mesmo à portuguesa: faz que anda mas não anda.